Saúde

Vacina contra HPV reduz risco de câncer do colo do útero em cerca 90%

Estudo realizado no Reino Unido mostrou que adolescentes inglesas vacinadas contra o Papilomavírus tinham taxas menores de desenvolver o câncer do colo do últero na idade adulta.

10 Nov 2021 - 23h30 | Atualizado em 10 Nov 2021 - 23h30
Vacina contra HPV reduz risco de câncer do colo do útero em cerca 90% Lorena Bueri

Pesquisa recente realizada no Reino Unido aponta que a vacina contra Papilomavírus humano, o HPV, vem reduzindo a incidência de câncer do colo do útero em 87%. Desde 2008, os ingleses iniciaram um programa de vacinação para meninas entre 12 e 13 anos contra o vírus por via da vacina bivalente Cervarix. O levantamento foi publicado no jornal acadêmico The Lancet, e analisou o impacto da iniciativa quando essas jovens chegassem à fase adulta.

Os dados foram coletados entre 1º de janeiro de 2006 a 30 de junho de 2019. O resultado aborda mulheres entre 20 e 64 anos. Os cientistas ainda apontaram que a taxa de câncer de colo de útero nas avaliadas vacinadas contra a HPV, entre 14 e 16 anos, reduziu para 62%. Para as jovens entre 16 e 18 anos, o índice foi de 34%.


O câncer de colo do útero é a infecção recorrente de alguns tipos de Papilomavírus Humano. Reprodução/Onco Guia Org


https://lorena.r7.com/post/Os-desafios-da-mulher-moderna-Parte-1

https://lorena.r7.com/post/Os-desafios-da-mulher-moderna-Parte-2

https://lorena.r7.com/post/Os-desafios-da-mulher-moderna-Parte-3

OMS

Segundo o estudo o câncer cervical é o quarto tipo mais comum em mulheres em todo o mundo. São mais de 300 mil vítima fatais por ano. Nove em cada dez mortes ocorrem em países de baixa e média renda, assim, a esperança é que a vacinação tenha um impacto ainda maior nesses países. 

Mais de 100 países já usam a vacina contra o vírus como parte dos planos da Organização Mundial de Saúde (OMS) para acabar com o câncer cervical. "O impacto foi enorme", explica o professor Peter Sasieni, um dos pesquisadores do King's College London. O estudo mostrou que o programa de imunização contra o HPV preveniu cerca de 450 casos de câncer cervical. 

A epidemiologista e consultora da Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido, Vanessa Saliba, pondera: “As descobertas foram excelentes, pois mostram que a vacina salva vidas e reduz muito as taxas de câncer cervical nas mulheres". Michelle Mitchell, diretora executiva da instituição Cancer Research UK, exalta: "É um momento histórico ver o primeiro estudo mostrando que a vacina contra o HPV protegeu e continuará a proteger milhares de mulheres contra o câncer cervical".

O câncer de colo do útero é a infecção recorrente de alguns tipos de Papilomavírus Humano. Nas mulheres na faixa dos 25 aos 64 anos, o exame de Papanicolau ajuda a detectar o câncer.  Deve ser realizado de 3 em 3 anos após os dois primeiros resultados negativos, de acordo com a OMS.

Foto Destaque: Vacina contra HPV reduz risco de câncer do colo do útero em cerca 90%. Reprodução/Onco Guia Org

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo