Bem Estar

Saúde dos pés: Podologia está alta

Manter o bem-estar dos pés é o objetivo da podologia. Ela trata desde a pele e a estrutura óssea até a prevenção e cuidado de doenças. Esta ciência aponta desde à postura ideal dos pés às questões de higiene.

08 Set 2021 - 16h16 | Atualizado em 08 Set 2021 - 16h16
Saúde dos pés: Podologia está alta Lorena Bueri

Unha encravada, calo, verruga, frieira, coceira... Quem nunca teve algum desses probleminhas? A podologia é uma ciência que estuda profundamente os pés e está cada vez mais em voga. Hoje várias clínicas e institutos de beleza investem no setor.

Os pés são plataformas que nos suportam e movimentam nos fazendo ir, vir, pular, chutar, correr, saltar, dançar... Eles entram em contato com diferentes texturas e temperaturas, envolvendo nossa sensibilidade tátil, fincando vulneráveis ao meio, reagindo às adversidades e causando alguns males.

Manter o bem-estar dos pés é o objetivo da podologia. Ela trata desde a pele e a estrutura óssea até a prevenção e cuidado de doenças. Esta ciência aponta desde a postura ideal dos pés à questões de higiene. Entre as distintas áreas estão: dermatopodologia (alterações da pele e unhas), podopediatria, podogeriatria, podologia em pé de risco (pé diabético), podologia laboral (tratamento do pé associado à rotina laboral do trabalhador) e podologia desportiva (tratamento dos pés dos desportistas).

Quebra de tabu. Os homens têm procurado cada vez mais a podologia. (Foto: Reprodução/Canva)


Rachaduras e unha encravada

Uma das queixas rotineiras é a rachadura dos pés. Segundo a podóloga Tereza Sales, o aparecimento ocorre por vários motivos. “Defeitos ortopédicos, hereditariedade, alterações climáticas, consequências de psoríase, diabetes, doenças vasculares, micoses, agressões químicas, andar descalço e uso de calçados abertos nos calcanhares, como as sandálias, são as principais causas para o aparecimento de rachaduras”, explica. Ela alerta também sobre as fissuras nos calcanhares por longo período: “A fissura calcânea intensa, por um longo tempo, pode ser sinal de doença e tem de ser avaliada. Dependendo do prognóstico, a pessoa é encaminhada a um médico especialista para avaliação.”

A unha encravada também é o “terror” de muitos, ela se dá quando a borda da unha cresce e entra na pele do dedo, causando  dor, vermelhidão e inchaço. Segundo a podóloga Ângela Miramar, também podem haver várias causas. “Calçados inadequados, corte incorreto das unhas, micose de unha, dentre outras”, destaca. A unha encravada é um “clássico” dos homens. Segundo ela, nos últimos anos, a procura por podólogos pelo público masculino cresceu. “O preconceito masculino caiu muito. Muitos homens me procuram devido a alguma lesão, principalmente jogando bola, ou até mesmo pelo uso de calçados inadequados como sapato social de bico fino, que pode causar dores, cravos, calos e deformidades nas unhas”, explica.

O laser tem sido usado em muitos tratamentos. Ângela explica que o laser tem efeito antiinflamatório, analgésico, cicatrizante e antimicótico. “É aplicado em micoses, unhas frágeis e inflamadas, com pouco crescimento, feridas, fissuras e verrugas. Mas é extremamente necessário o uso de todos os meios de biossegurança, como desinfecção e esterilização em autoclave dos materiais não descartáveis”, ressalta. Mas é preciso que o paciente também seja consciente e faça o tratamento de maneira correta. “Quem recebe o atendimento é o principal responsável pelo tratamento. Ele deve ser bem assistido e orientado, devendo seguir as orientações corretamente para que não haja dificuldade ou retardo no trabalho”, orienta Tereza Cristina.

SpiN-TEC: Vacina brasileira contra COVID-19 em 2022

NEURÓBICA: Exercício para mente

Saúde mental: Problemas com os barulhos urbanos

Dicas

1 - Prefira a esfoliação. E dispense a lixa.

2 - Alterne os modelos de calçado.

3- Utilize a água sempre em estágio morno.

4 - Hidrate sempre, principalmente após o banho.  

5 - Mande a umidade para longe dos seus pés.  

6 - Evite andar descalço.

7 -  Descanse os pés no fim do dia.

8 - Não remova as cutículas.

9 - Corte as unhas da forma correta.

10 - Priorize o conforto ao escolher seus calçados.

 

 

Foto destaque: Saúde dos pés: Podologia está alta. (Reprodução/Canva)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo