Cinema/TV

Lista da Lorena: 5 dicas de filmes para o Dia do Rock

Cinco dicas de filmes que abordam direta ou indiretamente o rock n' roll para assistir no Dia do Rock. Cada indicação aborda de uma forma diferente a música e o gênero musical mencionado.

13 Jul 2021 - 19h30 | Atualizado em 13 Jul 2021 - 19h30
Lista da Lorena: 5 dicas de filmes para o Dia do Rock Lorena Bueri

Nesse Dia do Rock vamos indicar 5 filmes que direta ou indiretamente abordam esse gênero musical amado por muitos e cheio de histórias polêmicas. Cada filme aborda o Rock de uma forma específica. Vamos lá!

1. The Rocky Horror Picture Show (1975)

Tim Curry como o Dr. Frank-N-Furter (Reprodução/Twitter)

Esse clássico cult, adaptação da peça musical de mesmo nome, traz um casal que precisa de abrigo durante uma tempestade e vão parar na mansão do cientista louco Frank-N-Furter (Tim Curry) durante um evento, onde o cientista apresenta sua mais recente criação: um homem musculoso chamado Rocky. O musical traz músicas de rock e seu visual é influenciado pelo glam rock, subgênero do rock surgido nos anos 1970 no Reino Unido e marcado pelas roupas extravagantes, a androginia, ambiguidade sexual e performances exageradas (David Bowie na era Ziggy Stardust seria um exemplo desse estilo). Rocky Horror certamente faz jus ao glam rock. O musical está disponível no Brasil no Telecine Play.

2. Shine a Light (2008)

Capa do CD da trilha sonora de Shine a Light (Reprodução/Twitter)

Um dos maiores nomes do cinema, o diretor Martin Scorsese nunca escondeu sua admiração pelos Rolling Stones, muitos dos seus filmes têm a música "Gimme Shelter" da banda na trilha sonora. Então não foi uma surpresa quando o cineasta dirigiu um documentário sobre as performances do grupo no Beacon Theatre durante a turnê A Bigger Bang. O documentário também traz filmagens arquivadas da carreira dos Stones e performances dos Rolling Stones com artistas como Jack White e Christina Aguilera. Seu título é referência à música de mesmo nome, do álbum Exile on Main St.

Próximo projeto de Matthew Vaughn reúne elenco célebre

Gravações de 'As Aventuras de Paddington 3' devem ser iniciadas no primeiro semestre de 2022

Festival de Cannes comemora sua 74ª edição, conheça a história do evento

3. Quase Famosos (2000)


O protagonista e uma das groupies, interpretada por Kate Hudson (Reprodução/Twitter)

Nesse filme passado nos anos 1970, acompanhamos um jovem de 15 anos que realiza o sonho de acompanhar a turnê da banda Stillwater (uma banda fictícia) como jornalista tentando escrever uma matéria de capa para a Rolling Stone. Durante a turnê ele faz amizade com os músicos e suas groupies. Para esse filme, o diretor e roteirista Cameron Crowe se inspirou nas próprias experiências escrevendo para a Rolling Stone quando adolescente. O cineasta viajou em turnê com bandas como a the Allman Brothers Band, Led Zeppelin, Eagles e Lynyrd Skynyrd, onde teve várias das experiências retratadas no filme, como a proximidade com os músicos e se apaixonar por uma garota.

4. Lord of Chaos (2018)

Rory Culkin em Lord of Chaos (Reprodução/Twitter)

Esse filme usa a intensidade associada ao black metal para contar uma história de horror. Nele, Euronymous é um jovem que vive na Noruega e é obcecado pelo black metal norueguês. Ele funda a banda Mayhem e usa de estratégias publicitárias chocantes para trazer fama e reconhecimento para o grupo, mas as coisas saem do controle por causa da violência de Euronymous. O filme se baseia no livro de mesmo nome e mistura realidade e ficção em relação ao cenário do black metal norueguês na década de 1990, o que provocou opiniões divididas sobre seu conteúdo.

5. O Som do Silêncio (2019)

Riz Ahmed em O Som do Silêncio (Reprodução/Twitter)

Nesse drama, um jovem baterista tem a vida virada de cabeça para baixo quando percebe que está perdendo a audição, pois essa perda afeta tanto sua atuação na banda de heavy metal da qual faz parte quanto seu relacionamento com sua namorada, integrante da mesma banda. Com Riz Ahmed como protagonista, O Som do Silêncio concorreu a Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante no Oscar de 2020 e ganhou nas categorias de Melhor Som e Melhor Montagem. O filme foi bem recebido por público e crítica e foi elogiado pela forma com que lidou com a perda de audição do protagonista. Ele está disponível no Brasil na Amazon Prime.

Esses são apenas alguns dos filmes sobre esse gênero tão amado mundialmente. Enquanto não estamos liberados para shows, assistir um filme sobre rock é uma boa pedida para entrar no ritmo — e cantar junto com as trilhas sonoras também.

 

(Foto de destaque: Os músicas, as groupies e o jornalista em Quase Famosos. Reprodução/Twitter)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo