Bem Estar

Alimentação pode aumentar sua disposição

Uma alimentação balanceada, além de favorecer rendimento físico, também auxilia na sua disposição diária. Alimentos ricos em proteínas e vitaminas são os principais atores para a melhora corporal.

04 Dez 2020 - 14h51 | Atualizado em 04 Dez 2020 - 14h51
Alimentação pode aumentar sua disposição  Lorena Bueri

Principalmente em períodos pandêmicos, uma boa disposição pode ser difícil, senão impossível, de se conseguir atualmente. Com a maioria dos locais públicos, como praças, parques municipais, ainda com restrição, atividades ao ar livre que antes davam vigor, agora precisam ser feitas dentro de casa.

No entanto, além da prática de exercícios físicos e também de um período de relaxamento, existe outro fator de suma importância para o aumento da sua disposição: uma boa alimentação. Isso mesmo, uma alimentação equilibrada pode trazer inúmeros benefícios tanto fisicamente quanto mentalmente.

Alguns alimentos têm a capacidade de alterar a produção e liberação de neurotransmissores, mensageiros químicos que carregam informações de uma célula à outra. Os mesmos são responsáveis também pelo equilibro e produção de alguns hormônios de redução de dores, como a serotonina, que é encontrada principalmente nos carboidratos, auxiliando na “limpeza” do sangue.

Leia mais: Boa alimentação melhora bom humor e saúde mental 

Outros alimentos como o ovo, pode aumentar sua concentração e sua memória. A colina, uma vitamina do complexo B e também presente em ovos e fígados, regulariza de maneira indireta a memória, a cognição e entra no controle da frequência cardíaca, além de auxiliar a respiração. A falta desse componente pode causar comprometimentos da memória e da capacidade de concentração.


exercício, boa alimentação, saúde mental

Além de uma boa alimentação, a prática de exercícios também é um fator contribuinte para a disposição (Foto: Reprodução/Pixels)


Já alimentos ricos em proteínas, fazem com que a tirosina, aminoácido responsável pelo curso de alguns neurotransmissores, como a dopamina, noradrenalina e adrenalina, cheguem ao cérebro. Tais neurotransmissores aumentam sua capacidade de ganho de energia e o seu estado de alerta.

Mas e os doces? Em porções equilibradas, o açúcar pode trazer benefícios como a produção de hormônios que auxiliam a eliminação de bactérias maléficas ao organismo humano. Porém, o alto consumo pode sobrecarregar o pâncreas, gerando doenças crônicas como diabetes, doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos.

Assim, procure sempre pautar por uma alimentação balanceada, fazendo com que sua disposição aumente, contribuindo para o melhor funcionamento do seu corpo.  

(Foto Destaque: Uma boa disposição está relacionada com aquilo que comemos. Reprodução/Pixels)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo