Beleza

Verão 2022: saiba como proteger a sua pele da estação mais quente do ano

Saíba como proteger a sua pele da alta radiação solar do verão, com dicas para os melhores cuidados de skincare, com um verão divertido e saudável, não esqueça o protetor solar.

18 Jan 2022 - 11h59 | Atualizado em 18 Jan 2022 - 11h59
Verão 2022: saiba como proteger a sua pele da estação mais quente do ano Lorena Bueri

O verão chegou, e com ele aquele sol radiante que nos convida para sair mundo afora e curtir uma piscina, praia e afins com nossos amigos e familiares. Caso você seja um eterno amante dessa estação, a hora de aproveitar é essa! 

Mas atenção: os cuidados para com a sua pele devem ser redobrados, visto que a radiação solar é maior, podendo aumentar a degradação do tecido cutâneo, ação essa que além dos sintomas visíveis, como queimaduras, bolhas e sensibilidade ao toque, por exemplo, podem trazer efeitos cumulativos: com o tempo podemos começar a notar o envelhecimento precoce, o surgimento ou agravamento de manchas e até maior suscetibilidade ao desenvolvimento de câncer de pele”, explica o dermatologista Abdo Salomão, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, para a Vogue Brasil.


Mulher cuida da sua pele. (Foto: Reprodução/Freepik)


Porém, antes que se desespere, apresentamos para você, cuidados que podem auxiliar na prevenção desses sintomas, sem deixar de aproveitar ao máximo o que o verão tem a oferecer para você.

Busque o produto certo

Atenção: O produto “certo”, não significa, necessariamente, o mais caro! Aqui o mais importante é analisar a formulação, buscando os princípios ativos que melhor atendem a sua pele. Por exemplo, o hidratante pós- sol é usado por muitos, mas a dermatologista Paola Pomerantzeff, alerta acerca do uso deste cosmético: “Algumas fórmulas de hidratantes pós-sol possuem consistências espessas e oleosas que criam uma barreira emoliente no topo da pele, aprisionando o calor na camada superior da epiderme e exacerbando a inflamação e a sensação de queimadura. Além disso, algumas fragrâncias e ingredientes químicos presentes nesses produtos podem irritar a pele danificada. Então, é preciso ter cautela ao utilizar hidratantes que se intitulam pós-sol”. Afirma a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para a Vogue Brasil.


Mulher passa hidratante.(Foto: Reprodução/Freepik)


Mas não pense que hidratar a pele não é um passo essencial para se proteger da radiação solar. A dica aqui é buscar produtos que apresentam ação calmante e re-estabelecem a defesa da pele: “um dos ingredientes clássicos para recuperação da pele é a Vitamina E, que tem ação antioxidante, imunoprotetora e hidratante, além de possuir efeito calmante e suavizante”. Indica a dermatologista.

Esfoliação

Caso a sua pele não esteja sensibilizada em decorrência da alta radiação solar, realizar uma esfoliação corporal auxilia na recuperação do viço corporal, promovendo a renovação da pele e potencializando o efeito dos produtos usados seguidamente: “A esfoliação é capaz de promover, de maneira controlada, uma renovação da pele, acelerando esse processo natural do organismo, sendo assim um excelente recurso para remover as células mortas e impurezas, além de melhorar a permeação de ativos dos hidratantes que serão aplicados em seguida, o que potencializa sua ação e o processo de recuperação da pele”, aconselha Isabel Piatti, Consultora Executiva em Estética e Inovação Cosmética


Mulher faz esfoliação. (Foto: Reprodução/Freepik)


Proteção solar

Mesmo após aquele banho relaxante pós piscina, praia e afins, a fotoproteção — conjunto de medidas direcionadas a reduzir a exposição ao sol e prevenir os danos dessa exposição — segue indispensável para a recuperação da pele sobre os possíveis danos causados pelo sol “O ideal é que o produto contenha, no mínimo, FPS 30, proteção de amplo espectro (UVA/UVB/Infrared) e resistência à água, devendo ser reaplicado a cada duas horas”. Conta Daniel Cassiano, dermatologista da Clínica GRU Saúde e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia para a Vogue Brasil.

Foto destaque: mulher usa protetor solar. Reprodução/Freepik

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo