Notícias

Richard Brandão conceituado artista mineiro está conquistando o mundo digital com suas obras influenciadas pelo estilo POP ART

Richard Brandão, de Minas Gerais, aos 12 anos começou a pintar e desde então não parou mais. Autodidata, pouco a pouco foi criando as próprias regras de pintura explorando seus instintos.

3 min de leitura
17 Ago 2021 - 16h36 | Atulizado em 17 Ago 2021 - 16h36

Richard Brandão, de Minas Gerais, aos 12 anos começou a pintar e desde então não parou mais. Autodidata, pouco a pouco foi criando as próprias regras de pintura explorando seus instintos, que se baseiam em vivências, experiências e percepções. Agora, mescla em cada criação elementos geométricos com influência do POP ART, a fim de explorar a visão sensorial dos indivíduos.

 

Seus quadros tentam buscar a resposta sobre a existência humana, com técnicas de fragmentação para montar mosaicos figurativos ou abstratos. Richard Brandão explica que a pandemia provocada pela COVID 19 provocou um autoconhecimento profundo, que acarretou em um maior senso de responsabilidade com o coletivo, servindo como inspiração para suas novas obras perfeitas.


Obras inspiradas na trajetória da Madonna nos anos 80 (Reprodução/instagram) 


O artista também possui mais de 20 obras inspiradas na cantora Madonna considerada um ícone do Pop, as quatro últimas obras foram inspiradas em fases da Madonna nos anos 80. Richard Brandão admira a cantora desde os 12 anos de idade e sonha em conhecer a cantora e lhe presentear com uma de suas obras.

 

Das quatro últimas obras inspiradas na Madonna, três são pinturas com tinta acrílica sobre a tela e uma é com tinha acrílica sobre madeira, todas as obras medem 60x60 centímetros. As obras foram feitas nas duas últimas semanas para homenagear a cantora em seu aniversário.


Homenagem à atriz Sarah Paulson (Reprodução/Instagram)


 Richard Brandão também já se inspirou em personalidades como Sarah Paulson, Marilyn Monroe, Amy Winehouse Juliete e Juliana Paes para a criação do seu trabalho POP ART.

 

 

Obra de Richard Brandão sobre a pandemia foi considerada a mais importante de 2020 segundo galeria francesa

 

O artista usa seus dons para deixar um legado e transformar gerações por meio da arte, sendo fundamental no desenvolvimento intelectual da sociedade em diferentes cenários. Dentro da série ‘Hypnotic’, que abrange linhas curvas para compor uma imagem, Richard Brandão criou a obra ‘Retrato de um Novo Normal’, eleita a mais importante de 2020 segundo a galeria francesa Singulart (Paris), para promover a empatia entre indivíduos e alertar que o uso de máscaras é importante para o bem coletivo.

 

O artista é o curador (figura-chave na criação do conceito, montagem e todo o resultado final de uma exposição) da série ‘Hypnotic’, e apostou em elementos minimalistas e abstratos, feitos em uma única cor. As curvas hipnotizantes escondem personagens do POP ART ou situações que fazem parte da vida de qualquer pessoa.


 Obra Retrato de um Novo Normal, eleita obra do ano 2020 na galeria Singulart (Reprodção/Instagram)


Quanto mais nos afastamos das obras, mais identificamos a mensagem que elas desejam transmitir. ‘Retrato de um Novo Normal’ é apenas uma das conquistas de Richard Brandão, que tem suas obras no acervo de colecionadores de diversas partes do mundo especialmente da Alemanha, Itália, EUA, França e Austrália.

Acompanhe de perto o trabalho desse artista no Instagram, e descubra como a arte pode abrir portas para o impossível!

 

 

Deixe um comentário