Gastronomia

Restaurante consegue driblar dificuldades e aumenta as vendas do delivery na pandemia

Desde que o novo coronavírus entrou no Brasil - com o primeiro caso sendo anunciado em março de 2020-, que as vidas das pessoas foram afetadas de forma direta e indiretamente.

3 min de leitura
13 Ago 2021 - 11h52 | Atulizado em 13 Ago 2021 - 11h52

Desde que o novo coronavírus entrou no Brasil - com o primeiro caso sendo anunciado em março de 2020-, que as vidas das pessoas foram afetadas de forma direta e indiretamente. Com regras de distanciamento social e outras normas para diminuir o avanço da Covid-19 sendo colocadas em rigor pelos estados brasileiros, tudo se transformou. Não apenas a liberdade de ir e vir, que agora foi afetada por padrões de saúde como álcool em gel, máscaras e sem aglomerações, mas a produção foi a principal vítima disso tudo.


(Reprodução/Instagram)


Com uma crise nas ofertas e buscas de emprego, as empresas optaram pela diminuição, o que fez o país bater o recorde de quase 15 milhões de desempregados na pandemia, segundo dados do IBGE. Dessa forma, com esse vácuo entre a produção e a baixa da mão de obra formal, o mercado informal e a abertura de novas empresas se tornaram as saídas dos brasileiros. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 68% dos trabalhadores que ficaram sem trabalho no segundo trimestre de 2020 tinham postos informais.


(Reprodução/Instagram)


 Dentre tantos novos negócios está a Fritos Penha, que foi criada por Robson Oliveira e sua esposa Bruna Suita. Apesar de trabalhar com crédito consignado há mais de 13 anos, ele encontrou uma oportunidade com delivery de alimentos durante a quarentena e resolveu investir na ideia. “Eu e minha esposa atuamos em ramos diferentes, mas em meio a uma pandemia queríamos expandir nossos negócios com novos ramos que estivessem em alta no mercado. Foi aí que surgiu a ideia de abrirmos uma franquia”, disse ele.

E em um momento tão conturbado, muitas outras pessoas acabaram optando pela criação de suas próprias empresas. Para se ter noção, a Serasa Experian divulgou que foram abertas mais de 3 milhões de novas empresas apenas em 2020, significando um crescimento de 8,7% em comparação com 2019. De acordo com Robson Oliveira, saber variar as atuações no mercado é o segredo para a evolução dos negócios e a sobrevivência dos empresários. 

 

“Meu intuito sempre foi expandir meus negócios e não apenas na área que atuo, pois tendo uma visão ampla do negócio, acredito que diversificando os rumos de atuação os lucros e os ensinamentos são maiores. Nenhum empresário deve se manter apenas em um único ramo”, contou.

 

Trabalhando com fritos diversos, como batata frita, hambúrgueres, salgados, molhos e também opções de pratos, a Fritos Penha criou a coxinha vulcão e logo patenteou, sendo um produto singular da empresa. Ao criar seu novo negócio, Robson já tinha ciência do que fazer e não ficou preso apenas com a produção na loja física. E, assim, isso fez ele se concentrar no trabalho de delivery, que foi um serviço que aumentou quase em 50% no período de pandemia (Dados do SEBRAE em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).


 

(Reprodução/Instagram)


“Entendo que a pandemia veio para nos ensinar o novo normal. Apesar de termos loja física, tivemos que aprender a trabalhar com a parte digital com divulgações em redes sociais para expandir as vendas pela internet. No começo tivemos um impacto grande, porém como investimos nas divulgações em redes sociais, no período em que o shopping estava fechado, vendíamos por aplicativos”, explicou.

 

Com quase 20 mil seguidores no Instagram, o trabalho de divulgação nas redes conseguiu ser a chave para o sucesso da Fritos Penha. Produzindo diversos flayers para o Feed e com conteúdos diversos e atualizados nos stories, Robson Oliveira viu a demanda aumentar a cada dia mais.


(Reprodução/Instagram)


“As redes sociais foram fundamentais para conseguir atravessar esse período tão difícil que tivemos. Resolvemos investir no impulsionamento das redes sociais a fim de ter um auxílio para alavancarmos nossas vendas. E deu muito certo!”, contou.

 

Além disso, o empresário afirmou que há uma grande carência e também exigência dos clientes e isso impulsionou os empreendedores a valorizarem mais a qualidade dos produtos.

 

“Estamos em um período onde as pessoas estão carentes, por um outro lado extremamente exigentes, com isso nos aproximamos mais dos nossos clientes, valorizando-os e mostrando a qualidade dos nossos produtos, exemplo o cliente pede um prato de comida e falamos sobre a coxinha para ele, oferecemos gratuitamente para experimentar, pois temos certeza que assim o cliente voltará, porque sabemos que a coxinha tem o diferencial. Acreditar no seu produto é o segredo”, finalizou.

 

Conheça a Fritos Penha

 

A Fritos Penha atua dentro do Shopping Penha, que fica localizado na Rua. Dr. João Ribeiro, 304 - Penha de França, São Paulo - SP. O atendimento é de segunda a segunda, entre as 10h e 22h. A empresa atende na Penha e regiões próximas. O telefone do Whatsapp é o: (011) 94031-0075.

 

Peça no Ifood: https://www.ifood.com.br/delivery/sao-paulo-sp/fritos-shopping-penha-penha-de-franca/e86d7c56-8ca7-4bc0-8990-668f9c781ae0?utm_medium=share

Instagram da empresa: https://www.instagram.com/fritos_shoppingpenha/



Deixe um comentário