Bem Estar

O Corpo Explica: conheça os benefícios das terapias reichianas para vencer a depressão e ganhar qualidade de vida

Segundo trabalhos científicos desenvolvidos pela instituição de ensino ‘O Corpo Explica’, é possível vencer a depressão e retomar as rédeas da sua vida através da psicoterapia reichiana.

16 Jul 2021 - 13h45 | Atualizado em 16 Jul 2021 - 13h45
O Corpo Explica: conheça os benefícios das terapias reichianas para vencer a depressão e ganhar qualidade de vida Lorena Bueri

Segundo trabalhos científicos desenvolvidos pela instituição de ensino ‘O Corpo Explica’, é possível vencer a depressão e retomar as rédeas da sua vida através da psicoterapia reichiana.


(Reprodução/Instagram)


A vida moderna é cercada de dificuldades como estresse, problemas de relacionamento, introspecção e depressão, que é considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) um dos maiores males dos tempos de hoje. Mas como vencer tudo isso e conquistar uma melhor qualidade de vida? A resposta pode estar no seu próprio corpo.

 

É isso que apontam os mentores da ‘O Corpo Explica’, que é uma escola de formação em psicoterapia reichiana. Segundo eles, até mesmo a cura para a depressão e para doenças crônicas pode estar na análise e compreensão do próprio corpo do paciente. Suas conclusões se baseiam em estudos nas descobertas realizadas pelos psicanalistas Wilhelm Reich e Alexander Lowen, que mostraram ao mundo com seu trabalho que corpo e mente são um espelho um do outro e se tornaram referência para milhares de profissionais ao redor do mundo até hoje. 


(Reprodução/Instagram)


A Cura da Depressão

 

Segundo a Dra. Vanessa Cesnik, que é doutora em Psicologia pela USP, membro do comitê científico da WAS (Associação Mundial de Saúde Sexual) e uma das mentoras da escola O Corpo Explica, as respostas estão na psicoterapia reichiana. Em 2019, ela conduziu pesquisas que revelaram um caminho para o fim da depressão, por meio de atendimentos realizados na Clínica do Instituto, usando os métodos e ferramentas desenvolvidas por ela e por Elton Euler, especialista em comunicação.

 

Segundo a especialista, a psicoterapia corporal, baseada no formato do corpo do paciente, disponibiliza uma sustentação teórica para o funcionamento entre mente e corpo, contemplando a complexidade desta interacção, sem no entanto esquecer a influência do meio no indivíduo.

“A era do pensamento Cartesiano, que separava corpo e mente, entrou finalmente em ressignificação, é agora absolutamente necessário integrar pensamento, emoção e ação. Harmonia na vida é o equilíbrio adequado entre o que penso, sinto e faço. Quando um destes três não vai bem, surgem doenças como a depressão.”

 

Processo

 

Segundo Renato Torres, CEO da O Corpo Explica, sua escola construiu um universo teórico e conceitual baseado nos estudos de Reich, mas levando a outro patamar o conhecimento terapêutico. “Nosso trabalho é particularmente inovador ao mapear as regiões do corpo humano, relacionando-as com as emoções, já que situações traumáticas e experiências de vida também se instalam e manifestam corporalmente e que o corpo é ele próprio, também, responsável pelo bloqueio de emoções conflituosas. O corpo assim é visto como um documento físico da história de vida do indivíduo, o qual contém as suas memórias de experiências traumáticas mais precoces, as suas crenças, atitudes e estratégias – psicológicas, comportamentais e físicas – desenvolvidas como resposta. Logo o corpo explica tudo e entender o que ele diz ajuda a resolver nossos problemas.”

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo