Colunista

Ano novo, novo você: melhore sua saúde com dois ingredientes essenciais

Ano novo, vida nova: aprenda a fazer planos, métodos eficazes para fazer seu ano melhor. Com dois ingredientes chaves: a Resiliência e a Esperança. Veja como você pode alcançar aquilo que deseja.

11 Jan 2021 - 17h35 | Atualizado em 11 Jan 2021 - 17h35
Ano novo, novo você: melhore sua saúde com dois ingredientes essenciais Lorena Bueri

À medida que avançamos no novo ano, um foco renovado em sua saúde pode estar na vanguarda de sua mente.  Embora as dietas e os exercícios estejam muitas vezes no topo da lista quando se trata de resoluções de ano novo - há outros aspectos da sua saúde que são frequentemente esquecidos e que são importantes.

Quais são exatamente esses aspectos frequentemente esquecidos da saúde?

 Sua perspectiva - ou mais especificamente, quão otimista, esperançosa e resiliente é sua perspectiva de vida. 

Vamos entender exatamente por que a Esperança e a Resiliência são tão importantes para sua saúde e apresentar alguns passos claros sobre como você pode construir mais esperança e resiliência em sua vida.

Definindo esperança e resiliência

Para entender exatamente como esses sentimentos se relacionam com a sua saúde, é importante entender exatamente o que são esperança e resiliência. Veja o que é cada um:

 

►   Esperança é definida como um estado de espírito otimista com base na expectativa de resultados positivos ao lidar com as várias circunstâncias da vida;

►  Resiliência é definida como a capacidade de se recuperar ou "suportar" as dificuldades, estresse e eventos negativos sem sucumbir ao desespero ou a desistência.

Mas esperança e resiliência não são apenas um estado emocional, são também uma mentalidade - ou uma coleção de pensamentos e crenças que orientam você.  E descobrir como explorar e fortalecer essa mentalidade pode ter um impacto colossal em sua saúde.


A esperança e a resiliência são passos necessários para seu avanço pessoal. (Foto: Reprodução/Freepik)


Como exatamente esperança e resiliência afetam sua saúde

Dizer que uma perspectiva positiva é boa para sua saúde não é apenas especulação.  Uma pesquisa revelou algumas descobertas impressionantes sobre o quanto sua perspectiva pode afetar sua saúde geral e capacidade de cura. 

A pesquisa comprovou que as pessoas que possuem esperança e resiliência têm:

1-    Um sistema imunológico mais forte - tornando-os menos suscetíveis a infecções e doenças;

2-    Função cardiovascular mais saudável - diminuindo o risco de ataques cardíacos e derrames;

3-    Maiores taxas de sobrevivência quando diagnosticados com doenças que alteram a vida, como câncer ou AIDS;

4-    Níveis mais baixos de marcadores inflamatórios (como proteína c-reativa e interleucina-6);

5-    Maior longevidade.

Veja, não importa o quanto a medicina moderna tente compartimentar nossos corpos e nossa saúde, a verdade é que nosso corpo, mente e espírito são todos um. 

Alguns diagnósticos de saúde graves foram o catalizador para iniciar uma jornada em busca da cura e não somente do controle das doenças. Isso me levou a estudos em Bruxelas, Estados Unidos, entre outros.

 Esse sentimento de otimismo me permitiu não apenas superar esses diagnósticos, mas também prosperar e criar uma saúde vibrante.  Essa experiência me deu o dom de entender verdadeira e profundamente o quanto nossa mente e nosso espírito influenciam nossa saúde. 

Como você pode construir mais esperança e resiliência em sua vida

 A boa notícia é que uma mentalidade esperançosa e resiliente não é simplesmente algo que você faz ou tem - é um conjunto de habilidades.  Vamos dar uma olhada em algumas maneiras de criar mais esperança e resiliência em sua vida e, posteriormente, fortalecer sua saúde geral.

 Meditação e Oração:

A meditação é uma ferramenta poderosa que pode ajudá-lo, literalmente, a religar seu cérebro.

·         Treine seu cérebro para se concentrar em um determinado pensamento, objeto ou atividade;

·         Você pode transcender sua situação atual ou pensamentos enfraquecedores por meio da concentração.

Existem muitas formas de meditação e não há necessariamente uma maneira certa ou errada de fazê-lo.  O simples ato de praticar a meditação regularmente pode ajudá-lo a lidar melhor com o estresse e ter uma sensação melhor de bem-estar geral.

Para saber mais sobre como a meditação pode melhorar sua saúde, leia o meu artigo “ Seja mais feliz e menos ansioso 7 minutos por dia”, no meu site. 


meditação, esperança, resiliência A meditação é um bom recurso para a concentração. (Foto: Reprodução/pressfoto)


 Pratique a Gratidão:

O que você foca se expande.  Então, se você está gastando muito tempo focando nas coisas que são negativas ou que faltam em sua vida, provavelmente criará mais dessas coisas.  Mas a gratidão é um antídoto poderoso para esses pensamentos sombrios e negativos. 

·         Dedique algum tempo a cada dia para reconhecer e apreciar todas as coisas que você valoriza e ama em sua vida;

·         A gratidão é uma maneira infalível de ajudá-lo a se sentir mais esperançoso e resiliente.

Priorize o autocuidado:

Você não pode ser irradiante sendo um copo vazio.  Se você está negligenciando suas próprias necessidades ou enchendo sua vida até o limite com obrigações e não deixando espaço para diversão e prazer - há uma boa chance de você ter dificuldade para se sentir otimista e esperançoso. 

·         Inclua o autocuidado em sua vida todos os dias.  Isso inclui o básico, como dormir o suficiente, comer alimentos nutritivos e movimentar o corpo;

·          Abra espaço para diversão, relaxamento, se conectar e para criatividade. 

 Eu rotineiramente agendo terapia de massagem, shiatsu, sauna, além de práticas de cuidados domiciliares, como tomar banhos de sal epsom e usar terapia de luz vermelha. Veja no meu Instagram registros destas atividades.

 Cultive relacionamentos saudáveis:

Como seres humanos, precisamos de conexão e amor para prosperar.  E as pessoas e a energia que nos cercam desempenham um papel crítico em nossa saúde e mentalidade - por isso, é importante ser específico sobre quem está em seu círculo íntimo. 

Cerque-se de pessoas que o apoiam e nutrem e permitem que você seja apenas você.


amizade, esperança, meditação Um bom círculo de amizade pode ser ótimo para você. Foto: (Reprodução/rawpixel)


Ter outras pessoas para nos apoiar e nos infundir com sua própria energia positiva é uma maneira poderosa de obter positividade emprestada quando a nossa está se esgotando.

 Escolha seus pensamentos intencionalmente:

 Ninguém o treinará mais do que a voz em sua cabeça.  E se os pensamentos que se repetem em sua cabeça o dia todo forem negativos, pode ser difícil permanecer otimista. 

ü  Pratique a escolha intencional de pensamentos que o apoiem ​​e promovam uma atitude positiva. 

  Faça planos e tome medidas:

 Esperar e ser reativo às circunstâncias da vida pode fazer você se sentir sem esperança e impotente. 

·        ► Defina metas, faça um plano e, em seguida, aja diariamente para atingir essas metas - isso faz com que você se sinta no controle e com poder;

·           Sentir-se no assento do motorista e progredir em sua vida desempenha um grande papel no cultivo de uma perspectiva esperançosa e resiliente.

Você foi feito para superar

Esperança e resiliência são componentes poderosos (e muitas vezes esquecidos) da saúde.  Minha própria atitude de esperança e resiliência me permitiu realmente apreciar o presente que meus próprios obstáculos têm sido. 

À medida que progredimos neste novo ano, quero lembrá-los que, você e eu, fomos feitos para vencer.  Não importa as dificuldades que você enfrentou ou os desafios que está enfrentando agora, confie em si mesmo e em sua capacidade de não apenas perseverar, mas também de florescer.  Cultivando intencionalmente mais esperança e resiliência em sua vida, você pode entrar neste novo ano em um caminho para uma saúde renovada - em todos os níveis.


esperança, foco, determinação Faça planos e tente ancançá-los. (Foto:Reprodução/karlyukav)


E, como sempre, estarei aqui para apoiar meus pacientes e leitores da melhor maneira que sei - fornecendo a você os recursos, ferramentas e conhecimento para otimizar seu bem-estar. 

Se este é o ano em que você está pronto para ir além e cuidar de sua saúde, você pode obter todos os meus melhores conselhos e recursos diretamente no meu site ou mídias sociais.

Até breve com muita saúde e longevidade.

 

(Foto destaque: Dois passos para o sucesso: resiliência e esperança. Montagem/Canva)

 

 

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo