Casa e Decoração

"Sempre foi com muito esforço e dedicação" - Gabriel Cordeiro

O arquiteto Gabriel Cordeiro nasceu em João Pessoa e dirige seu escritório em São Paulo desde 2018. Junto com uma equipe de profissionais competentes e qualificados, o Arquiteto tem uma enorme versatilidade e projetos maravilhosos por todo país. Veja

08 Jul 2021 - 17h30 | Atualizado em 08 Jul 2021 - 17h30
'Sempre foi com muito esforço e dedicação' - Gabriel Cordeiro Lorena Bueri

É uma honra receber aqui na Coluna, um dos mais influentes Arquitetos do nosso país: Gabriel Cordeiro!


Gabriel Cordeiro. (Foto:Reprodução/Mariana Orsi)


O arquiteto Gabriel Cordeiro nasceu em João Pessoa e dirige seu escritório em São Paulo desde 2018. Junto com uma equipe de profissionais competentes e qualificados, o Arquiteto tem uma enorme versatilidade e projetos maravilhosos por todo país.


O Arquiteto Gabriel Cordeiro. (Foto:Reprodução/Internet)


Gabriel tem conquistado cada vez mais espaço na Arquitetura com seus projetos que sempre contém sua marca pessoal! O diferencial encontrado dentro dos projetos está no estilo mais contemporâneo e a combinação de materiais e revestimentos.

 

Acompanhe a seguir uma breve entrevista com Gabriel Cordeiro e alguns de seus projetos.

 

 

Em qual momento da sua vida você decidiu que queria a arquitetura como profissão?

 

Eu sempre tive essa certeza. Nunca me vi fazendo outra coisa. Lembro-me, quando era  criança, de rabiscar em papel milimetrado plantas de casas. Uma vez mostrei uma dessas para um tio, engenheiro civil, que me disse “esse menino vai ser engenheiro ou arquiteto. Leva jeito” no mesmo instante eu rebati: “serei arquiteto” rs. Claro que eu não tinha noção nenhuma de proporções, de melhores soluções para cada espaço, mas adorava ficar pensando onde qual cômodo ficaria melhor, o que cada ambiente deveria ter etc. Era um hobbie na infância.

 

Vamos falar sobre os seus projetos. Qual foi o mais desafiador e por quê?

 

Acho que a penthouse Mocca é um deles. Não o mais desafiador para a concepção mas sim para tirar ele do papel. São muitos profissionais envolvidos, muitos detalhes a serem seguidos, algumas mudanças durante a obra que foram necessárias mas que no final só agregaram ao projeto. Muitos dos meus seguidores já conhecem esse projeto de tanto que eu posto no instagram e por conta dos seus detalhes marcantes. O projeto realmente tem bastante personalidade. Todos estamos ansiosos para vê-lo finalizado.


Projeto da Mocca, o mais desafiador, segundo Gabriel. (Foto:Reprodução/Internet)


O que não pode faltar neles? Quais são as principais combinações ideais para um ambiente?

O que não pode faltar é uma boa iluminação. Sempre falo que você pode fazer um projeto simples, sem grandes reformas ou mobiliários caros, mas se você acerta na iluminação, ela vai levantar o seu projeto. E vice-versa. Falando sobre combinações, eu gosto muito de usar madeira, cinza e tons neutros em geral, acho que eles aumentam o meu leque de possibilidades para brincar com algo diferente em cada projeto, que é aí onde entra a personalidade de cada cliente. Tento extrair os pontos altos de cada projeto das conversas que eu e a minha equipe temos com cada cliente (não são poucas rs).

 

Quantos projetos, em média, você tem em sua carreira? Nos conte um pouco mais sobre a sua forma de trabalho.

 A minha carreira de verdade começou em São Paulo. No começo, antes de morar aqui, as coisas aconteciam devagar, assim como em qualquer início de carreira, em qualquer profissão. Hoje no escritório estamos com 33 projetos em andamento. Grande parte deles aqui em São Paulo mas estamos trabalhando em projetos no Rio de Janeiro, Brasília e em João Pessoa, minha terra natal.

Nós dividimos a criação do projeto em 6 etapas, sendo que da primeira à quinta são voltadas para a concepção do conceito e detalhamento do projeto como um todo e a sexta é o acompanhamento de obra. Nossos projetos são entregues completos, desde as medições do imóvel in loco feitas pela nossa equipe até todos os detalhamentos necessários: marcenaria, iluminação, hidráulica, bancadas etc.


Outros projetos de Gabriel Cordeiro. (Foto:Reprodução/Internet)


Quais são as principais características de seu trabalho? Como você definiria o seu estilo?

Os meus clientes falam que eu faço uma boa iluminação rs, então acho que eu poderia falar que isso é uma boa caracteristica dos meus projetos. Não tenho um estilo muito bem definido mas se fosse para definir eu o definiria como contemporâneo, moderno. Preferimos extrair a essência e a personalidade de cada cliente e colocar no projeto, adicionando a isso o meu traço. Afinal são os clientes quem irão morar naquele espaço. Sou apenas o profissional que coloca os sonhos deles no papel e os guia durante todo o processo.

 

Quais são as grandes tendências do momento? As que você mais gosta e, se tiver, as que você definitivamente não se identifica.

Sem dúvida a maior tendência é a busca por um melhor bem estar dentro do lar. Também posso listar aqui alguns itens que sempre fazem parte dos pedidos dos meus clientes: Home Office (fundamental durante esse momento de pandemia), sapateiro, que nada mais é do que um banco ou armário para guardar os sapatos antes de entrar em casa e a busca por materiais sustentáveis. Outro item que notei aumento no interesse das pessoas é o isolamento acústico. Acredito que esse aumento se deu por conta do isolamento social: Home Office X crianças em casa X algumas reformas... são muitos os motivos que levam a procura dessa solução. Uma dica é sempre procurar um profissional especializado para indicar qual a melhor maneira / material a ser utilizado em cada caso.



Quais os projetos você está trabalhando atualmente? Nos conte um pouco sobre eles.

São muitos rs, difícil até de falar um pouco sobre eles pois cada um tem sua peculiaridade, seu protagonismo. O que posso falar é que fico feliz quando estou trabalhando em cada um deles. A minha empolgação e a da minha equipe é sempre a mesma.

 

Você tem algo especial em sua carreira que gostaria de nos contar? Algum acontecimento marcante, história de superação.. Queremos te conhecer um pouco mais.

 

Eu venho de uma familía humilde. Nunca tive ajuda financeira para começar, sempre foi com muito esforço e dedicação. Lembro que nos meus 20 e poucos anos eu fiz uma pequena lista com três grandes desejos profissionais que gostaria de realizar antes dos meus 30 anos. Neste ano de 2021, ano que completei 30 anos, tenho os meus três desejos realizados! Agora já fiz uma nova lista com novos três desejos e estou em busca de alcançá-los.

 

O que você ainda não realizou e que ainda tem muita vontade?

 Gostaria de projetar uma residência do zero, onde o cliente me desse carta branca para voar com a minha criatividade.


Gabriel conta com diversos projetos espalhados pelo Brasil. (Foto:Reprodução/Internet)


O que gosta de fazer nas horas vagas? Seus maiores hobbies.

Gosto de praticar atividade física. Sinto que é o momento que tenho para extravasar a energia e estresse acumulados rss, me relaxa. Tenho o privilégio de morar próximo ao parque Ibirapuera então quando posso, adoro ir correr ou apenas dar uma volta por lá.

 

Como descreveria o Gabriel e seu trabalho?

Eu definitivamente me definiria como um profissional sonhador, apaixonado pelo ofício, que luta incansavelmente para ver sua metas se concretizando e chegar onde sempre desejou.

 

Uma frase que define o seu trabalho..

É inspirador! Nenhum dia no meu trabalho é igual ao outro. Isso me motiva ainda mais a continuar nessa trajetória que venho trilhando.



O que você queria que tivessem dito para você no início de carreira que não te disseram?

A aprender a enxergar a importância da minha profissão. Busque entender profundamente o seu papel na vida de cada cliente que te procura.

Qual a dica você daria para quem está ingressando nesta carreira?

Eu diria para sempre se manter atualizado com as novidades do mercado. Comece também obtendo experiência em um bom escritório de arquitetura, isso com certeza irá fazer diferença no futuro. Ter conhecimento teórico é importante mas a vivência na área acrescenta muito! Tenha paciência e persistência.

 

 

(Foto destaque: Gabriel Cordeiro é um ícone da Arquitetura. Reprodução/Internet)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo