Tech

Quantidade de golpes aumentam em transações por PIX

O aumento dos registros de golpes via PIX aumentaram junto a popularidade da nova ferramenta de transferência instantânea, junto com a necessidade de proteger seus dados e criar medidas para evitar possíveis golpes.

28 Out 2021 - 19h55 | Atualizado em 28 Out 2021 - 19h55
Quantidade de golpes aumentam em transações por PIX Lorena Bueri

O PIX surgiu em fevereiro de 2020 oferecendo um meio de pagamento disponível 24 horas e com transferências instantâneas. Quase dois anos depois, a inovadora ferramenta desenvolvida pelo Banco Central traz dores de cabeça para as vítimas de golpes e fraudes facilitadas pelo recurso de transferência.

O aumento de sequestros relâmpagos para a realização de transações com Pix, roubo de celulares e até homicídios aumentaram em decorrência das tentativas de se beneficiar da facilidade que a ferramenta propõe de transferência. No 4 de Outubro, mediante ao aumento dos golpes aplicados, operações do Pix passaram a ter limite de R$ 1000 à noite com o objetivo de coibir os casos de fraudes, sequestros e roubos noturnos.


Golpes aumentam na medida que a tecnologia avança em melhorias. (Foto: Reprodução/Elements/Tommyandone)


Medidas para evitar golpes via PIX

Evitar vírus no celular: É importante desconfiar de arquivos, sites e aplicativos utilizados em seu smartphone, reforçando as medidas de segurança como autenticação em dois fatores; utilizar aplicativos que ocultem os de bancos em pastas ocultas no celular.

Registrar boletim de ocorrência: Ao cair em um golpe, é importante comunicar ao seu banco e registrar um boletim de ocorrência o quanto antes.

Utilize senhas difíceis:  É importante não utilizar senhas óbvias para as contas bancárias, como também não as deixar anotadas em outros arquivos no celular. O criminoso pode identificar a possível senha em seu celular e testar no aplicativo do banco.

 

https://lorena.r7.com/post/Plataforma-desenvolvida-pela-USP-chega-aos-hospitais-para-prever-possiveis-pioras-em-quadros-de-Covid-19

https://lorena.r7.com/post/Moto-G200-pode-ter-novo-processador-e-tela-de-144-Hz

https://lorena.r7.com/post/Facebook-vai-rotular-postagens-sobre-as-eleicoes-de-2022


Novas implementações no Pix

A partir desta sexta (29), novas atualizações no Pix serão implementadas. Intitulada como a terceira fase do pen banking, as novas mudanças farão com que o sistema possibilite o compartilhamento rápido e seguro de dados de pagamento, propondo maior agilidade nas compras realizadas na internet via Pix. As pessoas poderão realizar pagamentos via Pix em sites de e-commerce sem a necessidade de acessar o aplicativo do banco, como pagamento de compras via Pix em sites de varejo.

Foto Destaque: Pix. Divulgação/Banco Central

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo