Cinema/TV

Sete segredos dos bastidores de 'Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida'

Quarenta anos depois do lançamento, listamos sete segredos dos bastidores do filme de sucesso Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida, que é estrelado por Harrison Ford.

19 Out 2021 - 10h36 | Atualizado em 19 Out 2021 - 10h36
Sete segredos dos bastidores de 'Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida'  Lorena Bueri

"Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida" completa 40 anos de lançamento neste ano e é provavelmente um dos melhores filmes do gênero de aventura de todos os tempos. Tem todos os elementos na medida certa: um herói com o qual a gente consegue se identificar e torcer, os piores vilões possíveis, uma mocinha nada indefesa, uma trilha sonora marcante e cenas de ação de tirar o fôlego do começo ao fim.

E tudo isso ainda trazendo um roteiro excelente, assinado pelos maiores gênios do cinema pipoca: Steven Spielberg e George Lucas, que foram auxiliados por Lawrence Kasdan e Philip Kaufman, que mostra a busca perigosa do arqueólogo Indiana Jones pela Arca da Aliança, onde teria sido depositadas as tábuas dos dez mandamentos. O artefato teria poderes extraterrenos e quem colocasse as mãos nele poderia dominar o mundo.


Karen Allen e Harrison Ford em "Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida" (Foto: Reprodução/Instagram)


O sucesso de "Os Caçadores da Arca Perdida" acumulou US$ 390 milhões de bilheteria ao redor do mundo, um valor astronômico para época e fundou uma das maiores franquias da história do cinema. Já foram lançados outros três longas-metragens com Indy: "Templo da Perdição" de 1984, "A Última Cruzada" de 1989 e "O Reino da Caveira de Cristal" de 2008. Mais um está em produção, semo diretor Steven Spielberg na direção, que foi substituído por James Mangold, mas com Harrison Ford se despedindo do personagem, passando provavelmente seu chapeu chapéu e chicote ao seu sucessor. 

Mas não pense que foi fácil construir um clássico como "Caçadores da Arca Perdida", que conseguiu o raro feito de fazer dinheiro e obter aclamação da crítica. O filme venceu 5 Oscars (Melhor Direção de Arte, Melhor Edição, Melhor Som, Melhores Efeitos Visuais e Prêmio Especial pelos Efeitos Sonoros), e foi indicado para Melhor Filme e Direção, uma raridade para filmes populares até os dias de hoje. O caminho foi cheio de improvisos, reviravoltas e perrengues dignos do arqueólogo fugindo de uma pedra gigante, a clássica cena que abre toda a aventura. 

Confira abaixo algumas curiosidades sobre o filme:

 

1) Indy de bigode?


O ator Tom Selleck, que quase interpretou o protagonista da franquia. (Foto: Getty Images/Jamie McCarthy)


O astro Harrison Ford não era a primeira opção para interpretar Indiana Jones. O favorito para interpretar o personagem em "Os Caçadores da Arca Perdida" era o ator Tom Selleck, o bigodudo que é símbolo dos anos 1980. Outros atores também estiveram na disputa pelo papel, Tim Matheson, Peter Coyote e John Shea chegaram até a fazer testes. Tom Selleck acabou recebendo uma oferta oficial do estúdio, mas recusou porque havia optado por fazer "Magnum", série que também se tornou um grande sucesso na televisão, inclusive no Brasil. O curioso é que a produção da série chegou a ser interrompida por causa de uma greve, o que deu a Tom Selleck a chance de interpretar Indiana Jones, porém, Harisson Ford já havia sido contratado.

2) Sem Steven Spielberg?


O cineasta Steven Spielberg. (Foto: GettyImages)


Com o sucesso estabelecido da franquia nos dias de hoje, é inacreditável pensar que George Lucas e Steven Spielberg tiveram diversos recusos grandes estúdios para realizar o primeiro "Indiana Jones". E isso depois de  ambos  salvarem Hollywood, que vivia uma grave crise financeira nos anos 1970, com seus filmes "Star Wars" e "Tubarão".  A dupla teve problemas para conseguir quem lhes desse o orçamento de US$ 20 milhões que era muito alto na época. Mas isso não foi a única dificuldade da dupla, os executivos não queriam de jeito nenhum Steven Spielberg na cadeira de diretor, isso porque ele vinha de um fracasso de bilheteria, a comédia de guerra "1941", estrelada por John Belushi. 

3) Foi para o departamento médico

Na ficção, é possível que Indiana Jones consiga escapar de tantos perigos ileso, porém na vida real é bem diferente. Harrison Ford sentiu na pele o esforço físico para realizar "Os Caçadores da Arca Perdida" e suas incríveis cenas de ação. Chegou adoecer nos sets da Tunísia por intoxicação alimentar, mas se recuperou sem sequelas. O problema maior do astro foi um acidente durante a cena em que luta contra soldados nazistas: O trem de pouso do avião em cena passou por cima do joelho do ator.  Ainda assim, Harisson Ford teve muita sorte, ele não teve fraturas (as de articulações são de difícil recuperação), "apenas" rompeu seu ligamento cruzado, uma contusão bem conhecida dos jogadores de futebol. Isso aconteceu porque a temperatura no set estava tão alta que os pneus da aeronave estavam mais macios e amorteceram o impacto. 

4) Pelos ares

Harrison Ford realmente não teve sorte com aviões durante as filmagens. Uma das cenas mais marcantes de "Os Caçadores da Arca Perdida" é quando Indiana Jones escapa de uma pedra gigante, saindo de um tempo na selva amazônica, com um ídolo dourado. Ele foge das flechas dos indígenas e entra um hidromotor. Tem uma cobra lá, ele se assusta, mas até aí tudo bem.  O problema é que o avião chegou a cair, o piloto não conseguiu fechar a porta, o que tornou impossível o uso do leme. Como ainda não tinha pego muita altura, ambos, Harrison Ford e o piloto, tiveram apenas escoriações. Vale comentar que Harrison Ford é piloto amador e inclusive se envolveu em seus próprios acidentes.


Os aviões foram os maiores inimigos de Harrison Ford durante as filmagens de "Os Caçadores da Arca Perdida" . (Foto: Reprodução/Instagram)


5) Aranhas rebeldes

Outro acontecimento curioso dos bastidores da cena de abertura foi a dificuldade de fazer a tomada em que o guia de Indiana Jones, Satipo, mostra as costas cobertas com tarântulas. No primeiro take, as aranhas não se mexiam, o que tirava todo o impacto pretendido por Steven Spielberg, o recurso inclusive foi utilizado posteriormente nos outros filmes da franquia. A equipe de produção descobriu que isso acontecia porque todos aracnídeos eram machos. Ao adicionar uma fêmea no grupo, os bichos se animaram e a cena foi um sucesso. 

6) Pra que dublê?

Mais uma curiosidade sobre o icônico momento da pedra gigante que rola atrás de Indiana Jones: Harrison Ford dispensou os dublês para realizar a sequência, o que é incrível pois a peça tinha nada menos do que 136 kg. O mais inacreditável é que não foi realizada em um só take, foram no mínimo 10, o que aumentava o risco de acidente consideravelmente. “Ele ganhou [na corrida, da pedra] dez vezes e superou as adversidades. Ele teve sorte e eu fui uma idiota por deixá-lo tentar”, revelou Steven Spielberg anos depois. 

 

https://lorena.r7.com/post/The-Rock-apresenta-primeiras-cenas-de-Adao-Negro-filme-da-DC-que-exigiu-dele-dois-anos-de-dieta-e-treinamento 

https://lorena.r7.com/post/George-Clooney-sobre-nao-atuar-mais-em-filmes-de-super-herois-desde-Batman-F-com-tudo 

https://lorena.r7.com/post/Novo-trailer-de-Batman-mostra-a-crueldade-dos-viloes-de-Gotham-City 

 

7) Cansaço inspirador

Um dos grandes momentos de "Os Caçadores da Arca Perdida" é quando Indiana Jones se depara com um espadachim que faz vários malabarismos o chamando para um duelo. Indy simplesmente puxa a arma e atira nele. Um exemplo claro do humor do filme. No entanto, o roteiro não planejava isso e sim uma batalha de vários minutos pelas ruas do Cairo. No entanto, tanto Harrison Ford quanto toda a equipe de filmagem estavam exaustos no dia, ainda se recuperando daquela intoxicação alimentar no set citada anteriormente, então o ator sugeriu a solução do tiro o que foi aceita por steven Spielberg e George Lucas. Detalhe: o ator que faz o inimigo de Indiana na cena treinou com a espada durante meses para a cena.

 

Foto Destaque: Harrison Ford no filme "Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida". Reprodução/Instagram.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo