Notícias

Satélites revelam estragos provocados pela erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Haa’pai

Erupção no vulcão Hunga Tonga-Hunga Haa'pai causa tsunami e provoca mortes no arquipélago de Tonga. O país formado por ilhas está sem conexão com internet há três dias.

18 Jan 2022 - 17h04 | Atualizado em 18 Jan 2022 - 17h04
Satélites revelam estragos provocados pela erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Haa’pai Lorena Bueri

Neste sábado (15), o vulcão Hunga Tonga-Hunga Haa’pai, em Tonga, entrou em erupção e causou estragos. Com a erupção, o pequeno país ficou coberto pelas cinzas vulcânicas e, até o momento, três mortes foram confirmadas. A erupção também causou um tsunami no Oceano Pacífico. Entre as mortes confirmadas, está a de uma mulher britânica que foi arrastada pelo tsunami.


Erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Haa’pai vista por satélite. (Foto: Reprodução/ ANSA)


O Tonga é um país da Oceania e é formado por pequenas ilhas no Pacífico Sul. A ilha principal é a ilha de Togatapu, local onde fica a capital do país, Nuku’alofa. Em uma das ilhas do arquipélago, todas as casas foram destruías pelo tsunami. O governo local enviou um informativo à imprensa dizendo que as três mortes confirmadas foram de uma mulher de 65 anos, residente da ilha de Mango e de um homem de 49 anos, morador da ilha de Nomuka.

Sobre a mulher britânica que foi levada pelo tsunami, o governo afirmou que ela tinha 50 anos e morreu enquanto tentava salvar seus cães de estimação. O diretor da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, Alexander Matheo, relatou que: “Há danos costeiros em grande escala como resultado da onda do tsunami. [...] Estamos preocupados especialmente com as ilhas baixas próximas à própria erupção”.


Cinzas vulcânicas sob uma das ilhas no Tonga, país da Oceania. (Foto: Reprodução/ Indian Express)


Além da devastação causada pela erupção do vulcão, o arquipélago está sem conexão com a internet há três dias, dificultando a medição do estrago causado pelas cinzas vulcânicas e pelas ondas do tsunami. Para a Southern Cross Cable, empresa responsável pela administração das redes de telecomunicações no Oceano Pacífico, um cabo pode ter sido rompido e que o reparo pode levar até duas semanas para ser concluído.

Foto Destaque: Uma das ilha do arquipélago antes e depois da erupção. Reprodução/ EPA

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo