Saúde

Pesquisa revela que vacinas também protegem quem já teve covid-19

Pesquisa da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) mostra o resultado do estudo sobre a efetividade das vacinas em pessoas que já contraíram covid-19 antes de completar o ciclo vacinal.

31 Dez 2021 - 11h00 | Atualizado em 31 Dez 2021 - 11h00
Pesquisa revela que vacinas também protegem quem já teve covid-19 Lorena Bueri

Nesta quarta-feira (29), a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) divulgou o resultado da pesquisa que revela a efetividade da vacina em pessoas que contraíram covid-19 antes da imunização. No estudo, é mostrado a efetividade contra hospitalizações e mortes.

O artigo foi publicado no site Medriv, mas ainda necessita ser revisado por outros cientistas. Os especialistas estudaram 22.565 pessoas com idade a partir de 18 anos que testaram positivo para a doença com dois testes PCR e 68 mil pessoas que testaram positivo e em seguida, negativo. A pesquisa foi realizada entre os meses de fevereiro e novembro desse ano. Para a Fiocruz, a imunização com as duas doses das vacinas da Pfizer-BioNTech, AstraZeneza, Coronavac ou com a dose única da Janssen reduziu os episódios de casos graves e reinfecções da doença em pessoas que já contraíram a covid-19.


Frascos de vacinas representando doses contra a covid-19 e suas variantes. (Foto: Reprodução/ IStock)


Em relação às pessoas que já contraíram a doença, comprovou-se efetividade de 37,5% para a Coronavac, 35,8% para a Janssen, 53,4% para a AstraZeneca e 63,7% para a Pfizer-BioNTech contra infecções sintomáticas após 14 dias do ciclo vacinal completo. A efetividade contra mortes e hospitalizações foi de 82,2% para a Coronavac, 90,8% para a AstraZeneca, 87,7% para a Pfizer-BioNTech e 59,2% para a Janssen.

Moderna afirma que a dose de reforço fabricada pela farmacêutica aumenta a imunidade contra a variante ômicron

Brasil registra mais de 90 mortes por covid-19 em 24 horas

Aumentam o número de pessoas que optam por retirar implante de siliconte


“A importância de ser vacinado é a mensagem principal, e a necessidade de duas doses para maximizar a proteção [...], mas esse tipo de avaliação de efetividade na vida real mostra que há um ganho adicional com a segunda dose. É um ganho substancial contra as formas graves.”, explica o responsável pela pesquisa, Julio Croda.

 

Foto Destaque: Castelo Fiocruz no Rio de Janeiro. Reprodução/ Ricardo Valverde/ Agência Fiocruz de notícias

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo