Bem Estar

Campanha Sobre Viver conta como é o dia a dia dos pacientes com câncer no Brasil

O ator Jonathan Azevedo, que acompanhou de perto a luta do pai, é o embaixador da campanha Sobre Viver. A campanha conta os desafios e as conquistas de quem vive com o câncer no Brasil, além de mostrar como é o dia a dia dos pacientes com a doença.

27 Set 2021 - 15h22 | Atualizado em 27 Set 2021 - 15h22
Campanha Sobre Viver conta como é o dia a dia dos pacientes com câncer no Brasil Lorena Bueri

Quando você imagina a vida de um paciente com câncer, qual é a primeira cena que vem na sua cabeça? Provavelmente um ambiente hospitalar, com uma rotina exaustiva de exames, pessoas em tratamento, debilitadas... Mas nem sempre é assim. Viver com câncer é um desafio, mas também pode ser uma trajetória de conquistas e superação. Isso é o que conta a campanha Sobre Viver, que coloca o paciente no centro da conversa, com histórias reais e inspiradoras que são combustível de vida para todos os espectadores, mesmo não sendo um paciente oncológico.

Alcoolismo no Brasil e o método de tratamento que recupera até 80% dos alcoólatras

Nova Zelândia aposta em parceria com redes de fast-foods para vacinação

EUA libera 3ª dose da Pfizer para idosos a partir de 65 anos

Para ouvir e trazer ao mundo essas histórias, o ator Jonathan Azevedo aceitou o convite da biofarmacêutica Bristol Myers Squibb para ser o embaixador da campanha. Atualmente em gravação da novela "Verdades Secretas 2", Jonathan vivenciou junto ao pai o que é um diagnóstico oncológico e seus impactos. Diagnosticado com câncer de laringe em 2013, Sérgio Azevedo travou uma batalha de quatro anos com a doença. E saiu vitorioso! "Depois que o meu pai se curou, ele virou uma espécie de conselheiro. Muitas vezes eu descobri que um amigo ou um familiar estava com câncer, eu pegava ele correndo e levava até o meu pai. E eles saíam de lá mais esperançosos", conta.

Os episódios trazem um olhar humanizado para a relação entre médico, paciente e cuidadores, que mostra que o diagnóstico de câncer pode não ser tão desencorajador. "O relacionamento entre médico e paciente é fundamental para que todas as decisões sejam tomadas em conjunto. A campanha Sobre Viver leva ao público o que muitas vezes fica apenas dentro dos consultórios", explica Dr. Antonio Buzaid, Diretor Médico Geral do Centro Oncológico Antonio Ermírio de Moraes da Beneficência Portuguesa de São Paulo e co-fundador do Instituto Vencer o Câncer.


 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jonathan Azevedo (@negblack)

Ator Jonathan Azevedo em post no Instagram. (Foto: Reprodução/ Instagram)


Dia do Pulmão

O lançamento da campanha Sobre Viver acontece no dia 25 de setembro, Dia Mundial do Pulmão. A data foi escolhida porque o câncer de pulmão (células pequenas e não pequenas) é o segundo câncer mais comum entre homens e mulheres no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. O câncer de pulmão é de longe a principal causa de morte por câncer entre homens e mulheres, representando quase 25% de todas as mortes pela doença. A cada ano, mais pessoas morrem de câncer de pulmão do que de câncer de cólon, mama e próstata juntos. Porém, os avanços da ciência e da medicina desafiam esse cenário.

Fausto Simões, um dos pacientes que conta a sua história nos vídeos da campanha, conta como foi receber o diagnóstico. "Quando eu recebi a notícia, por ser médico, parece que enxerguei um muro na minha frente. Mas depois fui confiando no tratamento e na benção que é o avanço da medicina. E hoje faz quatro anos que levo uma vida praticamente normal", comenta o médico ortopedista, diagnosticado com câncer de pulmão em 2016. Os sete episódios da campanha estão disponíveis no site da Bristol Myers Squibb e podem ser assistidos e compartilhados por aqui. A campanha Sobre Viver conta com o apoio dos institutos Lado a Lado Pela Vida, Oncoguia e Vencer o Câncer.

Foto Destaque: Ator Jonathan Azevedo é embaixador da campanha "Sobre Viver". Reprodução/ Sobre Viver

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo