Celebridades

Ícaro Silva rebate fala de Aguinaldo Silva sobre Beyoncé: ‘Ignorância racista’

Nesta sexta-feira (26), o ator Ícaro Silva rebateu a fala do autor de novelas Aguinaldo Silva sobre a cantora Beyoncé ser a primeira mulher negra a usar um colar da joalheria Tiffany, avaliado em 160 milhões.

27 Ago 2021 - 11h43 | Atualizado em 27 Ago 2021 - 11h43
Ícaro Silva rebate fala de Aguinaldo Silva sobre Beyoncé: ‘Ignorância racista’ Lorena Bueri

Nesta sexta-feira (26), o ator Ícaro Silva rebateu a fala do autor de novelas Aguinaldo Silva sobre a cantora Beyoncé ser a primeira mulher negra a usar um colar da joalheria Tiffany, avaliado em 160 milhões. Em seu perfil no Twitter,  Aguinaldo criticou a cantora e opinou dizendo que o fato não é uma justiça social.

"Beyoncé se torna a quarta pessoa da história e a primeira mulher negra a usar o Diamante Tiffany": pois é, mas para mim, justiça social só quando qualquer mulher, independente da raça, idade, religião ou fama puder usá-lo. Isso acontecerá algum dia? O que vocês acham? Joelly tem 37 anos, é negra, diarista, mãe de três filhos e nenhum pai para ajudar a criá-los. Fico aqui a imaginar o que lhe passa pela cabeça quando ela lê notícias como essa sobre o colar milionário de Beyoncé. Gente, vamos cair um pouco na real, tá legal?".

 Ícaro, assim como Aguinaldo, usou uma mulher negra e ex-faxineira de exemplo: sua própria mãe. Em um longo post no Instagram, o ator de 34 anos rebateu as falas do mais velho. ''Graças à educação antirracista da minha mãe, aprendi que haveria aqueles que se usariam de sua língua ferina e seu privilégio branco para tentar diminuir nossas conquistas e apontar nosso lugar''.


Ícaro SilvaÍcaro Silva com a mãe, Jô (Foto: Reprodução/Instagram)


 Ele aproveitou também para criticar o ''embranquecimento'' do elenco das novelas de Aguinaldo. ''Seu olhar viciado sobre a sociedade brasileira, expresso em novelas ainda hoje tão embranquecidas, não contempla nossa história, tampouco nosso tamanho''.

Texto de Ícaro na íntegra:

"Eae @aguinaldofsilva, beleza?
Não nos conhecemos e é provável que isso nunca aconteça, dado que já sou muito grande para os papéis medíocres reservados aos pretos em suas obras, mas me sinto no dever de te apresentar Jô do Espírito Santo, uma mulher preta, nordestina e periférica, que criou dois filhos na favela, sob violência constante, com um salário de faxineira. Isso por que tenho certeza que você não é capaz de falar por Joelly, nem por qualquer outra mulher preta brasileira. 
Jô, que tinha 25 anos quando me deu à luz, me ensinou tudo sobre exaltar e celebrar os nossos em sua ascensão. Me ensinou a torcer por todo e qualquer preto que estivesse posto à prova, como você tenta agora fazer com a imensurável Beyoncé.Graças à educação antirracista de Jô, minha referência de infância é a Biba de Cinthya Rachel e não a Xuxa de Maria Meneghel. Graças à educação antirracista da minha mãe, aprendi que haveria aqueles que se usariam de sua língua ferina e seu privilégio branco para tentar diminuir nossas conquistas e apontar nosso lugar. Você não sabe nada de Joelly, Aguinaldo. Não sabe nada de Jô, nem de Beyoncé. É visível que não. Seu olhar viciado sobre a sociedade brasileira, expresso em novelas ainda hoje tão embranquecidas, não contempla nossa história, tampouco nosso tamanho. Eu quero Beyoncé carregada de diamantes, Aguinaldo. Quero vê-la coberta da cabeça aos pés das pedras mais preciosas já roubadas do continente africano pelos europeus. Quero ver Beyoncé nadando em um cofre de diamantes como se fosse tio Patinhas, quero ter que usar óculos escuros pra ver Beyoncé, quero que “Beyoncé” seja sinônimo de diamante de 30 milhões de dólares. E o dobro eu desejo para toda e qualquer mulher preta nesse planeta! Beyoncé é o presente e cada vez mais o futuro, Aguinaldo. Beyoncé é Joelly, é Jô, Taís, Pathy, Sheron, Cris, Jéssica, Sofia, Lellê, Iza, Uriass, Drika, Tassia, Linn, Liniker, Alcione, Eliana Pittman, Carol de Niterói e Elza. Beyoncé sou eu. Algo que você não consegue identificar e que nunca soube representar. A Elite Preta que o racismo te impede de sequer reconhecer e que torna obsoleta qualquer representação falha proveniente da ignorância racista."


BeyoncéJay-z e Beyoncé em campanha para a joalheria Tiffany (Foto: Reprodução/Instagram)


Críticas de outros atores negros

 Em uma publicação no Instagram, os atores Rafael Zulu e Jéssica Ellen fizeram questão de mostrar indiganação pela fala de Aguinaldo Silva.

''Aguinaldo, vamos falar de Brasil? Quando em suas novelas seus protagonistas tiveram a pele como a minha? Quando em suas novelas a cultura preta brasileira foi abordada para ajudar na autoestima da população preta? Quando eu olho a imagem da Beyoncé poderosa e milionária, penso na potência que nós negros somos e o quanto ela inspira milhares de pessoas pretas no mundo todo. Em pleno 2021, a lista de protagonistas pretas na TV brasileira não chega nem a 5 nomes… E não é por falta de talento e sim oportunidades. O problema do Brasil não é a Beyoncé ser milionária, é a elite branca se incomodar com nossa autonomia e ascensão social. O problema é AINDA sermos vistos APENAS como descendentes de escravizados e não REAIS POTÊNCIAS! O problema é ter um país com mais de 50% da população preta e isso nem sequer está representado nos filmes e novelas…”, escreveu Jéssica.

Beyonce ostenta colar avaliado em R$161 milhões de reais

Taís Araújo e Lazaro Ramos recriam foto de Beyoncé e Jay-Z

Ícaro Silva comenta polêmico vídeo de Juliana Paes: 'Não sabe o que é miséria'

"Ahhhhh Sr. Aguinaldo Silva, acorda! Nunca vi protagonista preto em seus trabalhos... e olha que não foram poucos. O senhor sempre foi do dreamteam dos autores da Rede Globo nos tempos áureos e NADA de preto em destaque. Agora me vem na altura do campeonato criticá-la por isso??? Pra gente ela é referência e régua de onde queremos e podemos chegar. Não vem colocar a gente contra o nosso povo não... Não caímos mais nessa!", completou Zulu. 



Foto destaque: Ícaro Silva rebate fala de Aguinaldo Silva sobre Beyoncé: 'Ignorância racista'. Reprodução/Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo