Saúde

Maioria dos responsáveis pretendem vacinar seus filhos contra a Covid-19, aponta Fiocruz

Estudo mosta que 80% estão a favor. As doses de Pfizer, específicas para crianças, vem em frascos na cor laranja para evitar confusão com as vacinas adultas de embalagem azul.

18 Jan 2022 - 20h58 | Atualizado em 18 Jan 2022 - 20h58
Maioria dos responsáveis pretendem vacinar seus filhos contra a Covid-19, aponta Fiocruz Lorena Bueri

De acordo com um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado na última semana e que contou com 15.297 pais, mães ou responsáveis por crianças e adolescentes, apontou que mais de 80% estão favoráveis à vacinação em crianças com faixa etária entre 5 a 11 anos. Anteriormente, em dezembro de 2021 a fundação divulgou uma nota técnica ressaltando a importância da vacinação infantil.


Vacina para crianças. (Foto: Reprodução/Sandro Araújo/Agência Saúde DF)


Segundo a nota divulgada, embora crianças adoeçam menos por Covid-19 e menos frequentemente desenvolvam formas graves da doença, elas transmitem o vírus na comunidade escolar e também fora dela. A nota da Fiocruz mostra que as vacinas são a melhor forma de evitar mortes e sequelas graves decorrentes das doenças imunopreveníveis. Portanto, a vacinação de crianças e adolescentes contra a Covid-19, pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), é uma ferramenta fundamental para o controle da pandemia.

Separamos um trecho da nota que ressalta a necessidade de uma ação rápida na vacinação: 

Dezenas de países iniciaram recentemente a vacinação para crianças abaixo de 12 anos, seja utilizando imunizantes outro já aprovados em suas respectivas agências reguladoras (como Pfizer na União Europeia e EUA e a Sinopharm e Coronavac na China;), com o objetivo de proteger as crianças que, ainda que com percentual de agravamentos menor, podem ser hospitalizadas e até vir a óbito pela COVID-19. Diante da transmissão e avanço atual da variante Ômicron, existe uma preocupação aumentada com seu maior poder de transmissão, especialmente,nos indivíduos não vacinados. Isso torna as crianças abaixo de 12 anos um grande alvo dessa e possivelmente outras variantes de preocupação. Nos EUA cerca de 5 milhões de crianças entre 5 e 11 anos de idade já foram imunizadas,sem eventos adversos significativos”,  informou a Fiocruz.

Chamada de VacinaKids, a pesquisa busca respostas para a falta de motivação no sistema vacinal e aplicou um questionário online, coordenado pela Daniella Moore, pediatra e pesquisadora clínica do Instituto Fernandes Figueira/Fiocruz.

 

Foto Destaque: Frasco da vacina Pfizer. Reprodução/Clodagh Kilcoyne/Reuters.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo