Esportes

Brasil vence a Argentina no Fut 7 e conquista o pentacampeonato paralímpico

Brasil conquistou seu pentacampeonato paralímpico de Fut 7 na manhã deste sábado (4), ao bater o time argentino por 1-0. Gol somente no segundo tempo com Nonato fazendo uma linda jogada.

04 Set 2021 - 08h00 | Atualizado em 04 Set 2021 - 08h00
Brasil vence a Argentina no Fut 7 e conquista o pentacampeonato paralímpico Lorena Bueri

Brasil conquistou pela quinta vez em cinco edições da modalidade nas Paralimpíadas a medalha de ouro no futebol de 5 (para atletas cegos). Em cima do maior rival, a Argentina. Com um golaço de Nonato no segundo tempo, a seleção levou o título na arena Aomi, em Tóquio, sem levar gol e se manteve intocável no megaevento. A conquista se deu ao país seu 22º ouro geral no Japão, superando por um o recorde que havia sido estabelecido em Londres 2012 (21).


Time brasileiro posando juntos após a conquista da medalha de ouro (Créditos: Buda Mendes/Getty Images)


A seleção jamais perdeu uma partida em cinco campanhas paralímpicas que lhe renderam cinco medalhas de ouro.

O futebol de 5 estreou nas Paralimpíadas em Atenas 2004 e sempre viu o Brasil no topo do pódio. Na Grécia, a vitória foi sobre a Argentina nos pênaltis. Em Pequim 2008, o título veio sobre a China, por 2 a 1. O tricampeonato foi garantido em Londres 2012 com um triunfo sobre a França por 2 a 0. Na paralímpiada Rio 2016, o adversário da decisão foi o Irã, batido na final por 1 a 0.

Na disputa da medalha de bronze em Tóquio, o Marrocos, que havia caído diante do Brasil na semifinal, ganhou a China por 4 a 0 e assegurou lugar no pódio na capital japonesa.

A primeira chance de gol surgiu com pouco mais de um minuto de jogo. Após sofrer falta, o argentino Espinillo cobrou com força e exigiu uma ótima defesa do goleiro brasileiro Luan. Um minuto mais tarde, os argentinos deram outra finalização, com Deldo, novamente parada por Luan.

O time brasileiro começou a reagir quando, com quatro minutos jogados, Paraná driblou três adversários e saiu na cara gol. Ele conseguiu chutar, mas um pouco mascado, mas o tiro cruzado pegou na trave e voltou nas mãos de Lencina.

Depois de um início nervoso de jogo, a seleção começou a se sentir mais à vontade no jogo com quase dez minutos de jogo ainda no primeiro tempo.

Apesar da melhora de jogo, o gol não saiu. Os técnicos começaram a fazer substituições para rodar os elencos e manter o nível intenso, mas essas trocas ainda não se traduziram em chances reais e o primeiro tempo acabou 0 a 0.

Daniel Dias encerra sua carreira em Tóquio

Flamengo decide jogar em Brasília contra o Grêmio pela Copa do Brasil

Com dois gols no fim, Cristiano Ronaldo dá vitória de virada a Portugal e se torna o maior artilheiro por seleções da história

Na volta do intervalo para o segundo tempo, a chuva não deu trégua e caiu com mais intensidade para mudar o resultado em campo. Os argentinos começaram a segunda etapa mais recuados, melhorando a marcação principalmente em cima de Ricardinho, que era um dos melhores jogadores do Brasil em campo.

O jogo esfriou com a chuva, em dez minutos jogados não houveram chances claras de gol.

Apenas aos 11 minutos jogados veio uma oportunidade. Nonato, que entrou na final como artilheiro da seleção nas Paralimpíadas com cinco gols, enfileirou rivais até aparecer frente a frente com Lencina e dar um belo chute de esquerda, que foi espalmado para escanteio.

Dois minutos depois, com 7min14s para o fim, Nonato fez uma jogada semelhante, costurando pelo meio, mas dessa vez o chute de esquerda saiu mais com mais força, à meia altura, e venceu Lencina. Foi o sexto gol do brasileiro nos Jogos, o mais importante deles na conquista do time brasileiro.

(Foto de capa: Brasil pentacampeão/Créditos: Twitter)

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo