Celebridades

Há quase 70 anos na TV, Laura Cardoso afirma "Aposentadoria é um horror!"

A atriz Laura cardoso completa 93 anos neste domingo (13) e cedeu uma entrevista para O Globo para falar sobre sua carreira. Durante a conversa, Laura mostrou que não pretende se aposentar.

13 Set 2020 - 10h11 | Atualizado em 13 Set 2020 - 10h11
Há quase 70 anos na TV, Laura Cardoso afirma 'Aposentadoria é um horror!' Lorena Bueri

Uma das maiores e mais experientes atrizes do Brasil, Laura Cardoso, completa 93 anos neste domingo (13). A atriz está nas telas brasileiras através da reprise de "Flor do Caribe", interpretando a personagem Veridiana. Laura já esteve presente em novelas como "Chocolate com Pimenta", "Caminhos das Índias" e "Gabriela". Em entrevista ao Globo, a atriz relembrou sua trajetória na atuação. 

Quando questionada sobre aposentadoria, Laura respondeu sem pensar duas vezes: "Parar? Nem pensar! Aposentadoria é um horror! Estar na ativa mantém a gente viva". A atriz também comentou sobre os avanços da tecnologia e como isso afetou seu trabalho. Laura estreou no programa Tribunal, em 1952, na extinta TV Tupi. "Foram muitas, tanto humanas, quanto técnicas. Eu já era contratada da Tupi quando a TV chegou ao Brasil. De repente, tínhamos que lidar com equipes maiores e gente nova, que sabia lidar com as câmeras, novos diretores mostrando as marcações e enquadramentos", iniciou. 


A atriz está mais disposta do que nunca para atuar. (Foto: Reprodução/Globo)A atriz está mais disposta do que nunca para atuar. (Foto: Reprodução/Globo)


Em seguida, Laura Cardoso explicou como os atores tinham que se virar e os novos desafios trazidos pela televisão. "Atores tinham que aprender a dividir o espaço do cenário e não mais só o microfone, como no rádio. No rádio, cada ouvinte imaginava o personagem a sua maneira. A TV trouxe a imagem associada àquelas vozes. Tínhamos que aprender uma nova linguagem, postura, a representar para as câmeras, não havia público".

Sem dúvida, as mídias tradicionais foram afetadas pelas digitais, mas a televisão não perdeu sua importância segundo Laura Cardoso e ela diz o motivo. "Porque tem a capacidade eterna de se reinventar. Também diziam que o teatro e o cinema iam acabar por causa da TV. Acaba nada! Vai se fazer de outro jeito, com outra gente. Arte não morre".

Por fim, a atriz afirmou que se sente sortuda por ter atuado em tantas novelas e se mostrou grata ao trabalho. "Gosto e sempre respeitei a televisão. É uma coisa sagrada para mim. O trabalho é sagrado para mim. Amo meus colegas, meu ambiente. Fui muito feliz durante minha carreira", completou. 

 

Laura Cardoso explica importância de "Flor do Caribe" em sua vida profissional 

A atriz valoriza cada personagem que interpreta. (Foto: Reprodução/TV Globo)A atriz valoriza cada personagem que interpreta. (Foto: Reprodução/TV Globo)


No dia 31 de agosto, a TV Globo começou a reprise da novela "Flor do Caribe", que reúne diversos talentos da emissora, como Henri Castelli, Sérgio Mamberti, Grazi Massafera e, claro, Laura Cardoso. Em entrevista ao Gshow, Laura comentou sobre o carinho que sente pela obra.

Leia mais: Rodrigo Santoro comemora reencontro com Selton Mello em série de TV

A princípio, a atriz vibrou ao saber da reprise da novela de 2013. "Fiquei muito contente! É sempre bom a gente rever os trabalhos já feitos há algum tempo. A gente vê os acertos, os erros, e, para mim, é sempre muito bom. Todo mundo contente e feliz porque vai rever uma novela que fez sucesso, que todo mundo gostou e eu amei".

Na obra, Laura Cardoso dá vida à personagem Veridiana, uma sobrevivente da seca e avó de Candinho (José Loreto), Lino (José Henrique Ligabue) e Dadá (Renata Roberta). A atriz explicou como se prepara para interpretar seus personagens. "Todo personagem que me aparece é sempre muito importante na minha carreira. Se ela fez sucesso, eu fico muito feliz. Eu me preparo para o personagem lendo várias vezes o texto, raciocinando, pensando em como eu vou construí-lo e por aí vai".

Logo depois, Laura mostrou o carinho que sente pelos personagens que interpreta. "Todos os personagens trazem alguma coisa nova para nossa vida. Eu sempre disse que é uma troca. Eu dou ao personagem e o personagem dá para mim".

(Foto destaque: Laura Cardoso. Reprodução/IstoÉ)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo