‘Assassinos da Lua das Flores’: conheça a história real que inspirou o novo filme de Martin Scorsese

O novo filme do cineasta Martin Scorsese, protagonizado por Leonardo DiCaprio, está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil; conheça a história real do povo Osage, relatada no longa

21 out, 2023

Uma das principais estreias dos cinemas no segundo semestre de 2023 acaba de chegar às telonas. “Assassinos da Lua das Flores” é o novo longa do cineasta Martin Scorsese, responsável por filmes como “Taxi Driver”, “O Aviador” e “Ilha do Medo”, estrelado por Leonardo DiCaprio (“Titanic”, “O Lobo de Wall Street”), Lily Gladstone (“Certas Mulheres”, “Em Retirada”), Brendan Fraser (“A Baleia”, “A Múmia”) e Robert De Niro (“Os Bons Companheiros”, “O Irlandês”). Baseado no livro “Assassinos da Lua das Flores: Os Assassinatos de Osage e o Nascimento do FBI”, de David Grann, o filme narra e traz visibilidade à história do povo Osage, nativos americanos que enriqueceram com petróleo no século XX, e os assassinatos à pessoas de renome da comunidade. 


“Assassinos da Lua das Flores”, novo longa da Paramount e Apple TV, está em cartaz nos cinemas (Foto: reprodução/Paramount Pictures)


A história real que inspirou a trama de “Assassinos da Lua das Flores”

Os Osage são um povo nativo norte-americano que foi realocado pelo governo estadunidense dos vales entre os rios Mississipi e Ohio, na década de 1920, para o território onde mais tarde viria a ser Oklahoma. Após comprarem legalmente o local e transformá-lo em território indígena, os Osage começaram a encontrar campos de petróleo no local, e conseguiram o direito de recolher os lucros pelo petróleo na justiça. Conforme foram enriquecendo com os lucros gerados pelo mineral, os Osage despertaram a ambição dos homens brancos, foi quando começou o chamado “Reinado do Terror”. 

Os primeiros nativos mortos foram Anna Brown e Charles Whitehorn, ambos assassinados de formas semelhantes e apenas dias de diferença. Foram mortos a tiros e encontrados em locais isolados. Durante o Reinado, mais de 20 Osages foram assassinados de diferentes formas. Alguns desapareceram, outros foram envenenados e outros, baleados. 


Assista ao trailer final de “Assassinos da Lua das Flores” (Reprodução/YouTube/Paramount Brasil)


Mollie Brown, irmã de Anna, a primeira Osage morta, contratou investigadores para descobrir quem estava por trás do massacre. No entanto, foi em 1925, que o chefe da Bureau of Investigation, a agência de segurança do governo que se tornaria o FBI, J. Edgar Hoover, pediu a ajuda do agente Tom White na investigação. 

Passados meses de trabalho em cima do caso, White descobriu que os responsáveis pelos assassinatos eram William Hale, tio de Mollie, e um grande fazendeiro da região, junto a Ernest Burkhart, marido dela. Tom e sua equipe também descobriram que Mollie estava na mira dos criminosos, que planejavam matá-la. William e Ernest foram julgados e condenados a 18 anos de prisão, além de revelarem mais um nome envolvido: John Ramsey. 

Sinopse de “Assassinos da Lua das Flores” 

“Os assassinatos dados a partir de circunstâncias misteriosas na década de 1920, assolando os membros da tribo Osage, acaba desencadeando uma grande investigação envolvendo o poderoso J. Edgar Hoover, considerado o primeiro diretor do FBI.”

Foto destaque: Lily Gladstone, Robert De Niro e Leonardo DiCaprio em “Assassinos da Lua das Flores” (Reprodução/Paramount Pictures)

Mais notícias