Françoise Forton durante dez anos não contou que tinha câncer; saiba mais
Françoise Forton brilhou em diversas novelas na TV Globo e Record TV. Em entrevista à Fátima Bernardes, a atriz quebrou o silêncio sobre o tratamento da doença e participou de uma importante campanha contra prevenção do câncer.

Françoise Forton se tornou uma das principais atrizes do Brasil. A atriz, que morreu no último domingo (16) aos 64 anos, possuia diversos trabalhos na TV em seu currículo. “/”/Por Amor”/”/ (1998), “/”/Uga Uga”/”/ (2000), “/”/O Clone”/”/ (2001), entre outras, na TV Globo. Logo após, ela ficou alguns anos na Record TV.
Na emissora, ela esteve no elenco de “/”/Cidadão Brasileiro”/”/ (2006), “/”/Luz do Sol”/”/ (2007), “/”/Promessas de Amor”/”/ (2009) e “/”/Ribeirão do Tempo”/”/ (2010). Nos seguintes anos, Françoise brilhou na Dança dos Famosos, no Domingão do Faustão, da TV Globo.
Françoise Forton brilhou em diversas apresentações no Faustão, em 2015 (Foto: Ellen Soares / Gshow)
Sempre bem humorada e cheia de classe, Françoise se destacava em diversos trabalhos que fazia. Seja na dança, no teatro ou na TV. Seu trabalho era incrível. Sua última novela na televisão foi em “/”/Amor Sem Igual”/”/, novela da Record TV.
Porém, durante as gravações da novela Tieta, em 1989, Françoise descobriu um câncer no colo do útero, mas guardou segredo por dez anos: apenas os médicos e o diretor de TV Paulo Ubiratan sabiam da condição da artista. As informações são do jornal O Globo.
Françoise Forton apareceu em uma campanha de prevenção contra o câncer em 2019 (Foto: Fernando Ocazione / Reprodução)
Durante uma participação especial ao Encontro com Fátima Bernardes, em 2020, na TV Globo, ela falou sobre o assunto explicando porque resolveu quebrar o silêncio a respeito do tratamento. “/”/Não falava da doença, fiquei dez anos sem falar. Hoje, faço questão de falar, questão de ir a público, poder participar das crianças. Minha vida mudou inteiramente. Eu me reeduquei, mudei a minha alimentação”/”/, contou.
Quando a artista recebeu a notícia do câncer no colo do útero, se assustou. “Foi um susto, eu não tinha histórico de câncer na família. Fiquei apavorada. A primeira coisa que veio à cabeça foi: “/Isso mata e eu não quero morrer”/”, disse Françoise à revista Rede Câncer, em entrevista.
Foto Destaque: Françoise Forton (Reprodução, Montenegro Talents)