Azul Klein sai das artes para a moda e vira tendência
Criada por um pintor francês, a cor ganha novo significado e surge como aposta de tendência vez mais forte na moda nacional e internacional
Nas diversas paletas que se alinham com os períodos do ano, o azul é a tonalidade que se destaca no período veranil. Sendo uma das cores que podem ser relacionadas à natureza e a uma atmosfera mais relaxante, ela está presente nas coleções de estilistas e no armário da estação.
Na temporada deste ano, uma de suas variantes se tornou tendência nas modas internacional e nacional. Uma mistura entre o azul-marinho com toques de roxo, o azul Klein surge como uma cor vibrante e que se destaca em qualquer contexto.
Por trás da tonalidade
O azul já intrigou grandes mestres ao longo da história da arte. Segundo uma lenda antiga, o fascínio de Johannes Vermeer pela tonalidade teria levado o pintor à falência no século XVII. Porém, o azul também serviu de inspiração para uma nova variação criada por Yves Klein, que conquistou seu espaço na arte moderna.

Cor azul klein homenageia pintor Yves Klein (Foto: reprodução/Instagram/@yvesklein_archives)
A fim de reproduzir a cor do céu de Nice, sua cidade natal, Klein desenvolveu o IKB (International Klein Blue), sintetizado em 1960. O tom resultou em uma versão opaca do ultramarino, capaz de preservar a luminescência e a textura do pigmento original.
Assim, surgiu o azul Klein, pensado como uma cor para representar o invisível. Atualmente, a tonalidade se destaca nas passarelas e no mundo da moda, ganhando um novo sentido: a tendência para o verão.
Das galerias para as passarelas
A cor que saiu das artes e invadiu a moda está roubando a cena com produções que geram impacto imediato, graças ao seu tom intenso, vibrante e cheio de atitude. Misturando elegância e ousadia, o azul Klein se destaca em diversos looks, como vestidos longos, saias fresquinhas, casacos e blusas de seda.

A cor azul klein na moda (Foto: reprodução/Instagram/@fearofmissingfashion)
O azul Klein chega nesta nova temporada para combinar o autêntico com o sofisticado e o abundante. Ele funciona tanto com tons neutros quanto em combinações contrastantes com outras cores vibrantes. O tom aparece nos desfiles de Tom Ford, Victoria Beckham e outros.
