São Paulo busca vaga na Libertadores para planejar temporada 2026

Diretoria do São Paulo vê vaga na Libertadores como ponto principal para trazer melhores reforços para a temporada 2026; Tricolor vive momento ruim em 2025

21 nov, 2025
Elenco do São Paulo | Reprodução/Instagram/@saopaulofc
Elenco do São Paulo | Reprodução/Instagram/@saopaulofc

Com a temporada 2025 chegando ao fim para o São Paulo, a diretoria do clube coloca a vaga na Libertadores 2026 como principal objetivo do clube na temporada para atrair reforços que possam ajudar o clube a voltar a ter protagonismo no futebol brasileiro.

Para a diretoria, a principal competição do continente pode atrair reforços principalmente internacionais que tenham o objetivo de ganhar a competição continental e de atrair holofotes para si, visando outros mercados do futebol mundial.

Situação no Brasileirão é delicada para este objetivo

Atualmente em nono lugar com 45 pontos e a oito pontos do Bahia, último time na zona de classificação para a Libertadores, o São Paulo mira pelo menos a oitava colocação para que ainda tem chances de disputar pelo menos a fase pré-grupos da competição.

Para isso, a possibilidade mais real seria ficar em oitavo lugar e torcer para que o Cruzeiro ou Fluminense levem a Copa do Brasil, que terá sua decisão em dezembro após o fim do Brasileirão.

Pelo Brasileirão, o clube ainda tem chances matemáticas de conquistar a vaga, mas as combinações para isso são consideradas improváveis. O clube ainda tem quatro jogos a fazer na competição contra Juventude e Internacional em casa, Vitória fora de casa e o confronto direto contra o Fluminense no Maracanã.


Derrota em clássico complicou situação do São Paulo no Brasileirão (Vídeo: Reprodução/YouTube/ TNT Sports Brasil)


Nas temporadas 2024 e 2025, o Tricolor Paulista chegou as quartas de final da Libertadores, sendo eliminado pelo Botafogo nos pênaltis no ano passado com direito a pênalti perdido por Lucas e neste ano pela LDU após perder os dois jogos da eliminatória.

São Paulo traça perfil de reforços

O São Paulo já traçou o perfil de negociações para a temporada 2026, tendo com principal exemplo a contratação do volante Marcos Antônio que estava no PAOK antes de vestir a camisa tricolor em 2024 e se destacar em 2025.

A ideia é trazer jogadores que possam render já em 2026, mas que também agreguem ao elenco tricolor por mais temporadas enquanto concluem o processo de adaptação ao futebol brasileiro ou ao elenco tricolor.

Segundo fontes ligadas a diretoria, nomes que se destacaram na atual Série B estão entre os nomes selecionados para compor o elenco são-paulino em 2026. Outros nomes jovens de destaque no exterior também chamam a atenção do clube.

Além desses perfis, a diretoria também monitora jogadores em fim de contrato nos principais elencos do futebol brasileiro e de jovens jogadores com possibilidade de serem emprestados.

São Paulo tem incertezas para o elenco de 2026

A temporada 2025 nem se encerrou ainda e a diretoria comandada pelo presidente Julio Casares começa a planejar a temporada 2026 e já com incertezas.

A situação mais complicada é do meia Oscar, que conviveu com lesões em 2025 e em testes médicos para a pré-temporada teve um desmaio e ao ser levado ao hospital teve um diagnóstico de alteração cardíaca e pensa na possibilidade de se aposentar do futebol.

Outro jogador que preocupa com lesões é Lucas Moura. O jogador tem sentido o joelho desde a temporada passada e após ter passado por uma artroscopia no joelho jogou até novembro sentindo dores na região.

Nesta semana, o meia foi submetido a uma infiltração no local e está fora da temporada e já iniciou preparação para ficar inteiro em 2026, porém fontes ligadas ao Tricolor Paulista e ao jogador afirmam que existe uma possibilidade do atleta deixar o clube ao fim da temporada sem cogitar aposentadoria neste momento.


Crespo lamenta lesões no São Paulo (Vídeo: Reprodução/Instagram/@cnnesportes)


O São Paulo viveu um problema crônico de lesões na temporada, tendo no momento 14 atletas no Departamento Médico, sendo alguns deles com tratamento de lesão já durando muito tempo desde o início da temporada.

A situação impactou inclusive os reforços da temporada atual, com apenas Tapia, Rigoni e Maílton sendo os únicos que não passaram pelo DM tricolor.

Pensando nisso, o técnico Hernán Crespo afirma que o clube deve priorizar jogadores saudáveis e que não tenham lesões crônicas. Para o argentino, o alto número de jogadores não dá chances para grandes períodos fora de atuação.  

Mais notícias