Polícia Federal prende responsável do Banco Master em Guarulhos

Prisão ocorre um dia após a venda do Banco Master para um grupo de investimentos dos Emirados Árabes Unidos; operação cumpriu sete mandados de prisão

18 nov, 2025
Daniel Vorcaro | Reprodução/Instagram/@danielvorcaro
Daniel Vorcaro | Reprodução/Instagram/@danielvorcaro

A Polícia Federal prendeu nesta segunda-feira (17) Daniel Vorcaro, o dono do Banco Master, no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo. A prisão do empresário ocorreu um dia após a venda do Banco Master para um grupo de investimentos dos Emirados Árabes Unidos e prevê um aporte imediato de R$ 3 bilhões para fortalecer o caixa do Master, que passa por instabilidades financeiras.

A compra e transferência continua em processo de aprovação e aguarda decisão final do Banco Central e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica. A decisão emitida hoje pelo Banco Central foi de liquidar o Banco Master para encerrar suas atividades.

Sete mandados de prisão

A Operação Compliance Zero cumpre sete mandados de prisão e 25 de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal. O objetivo é combater a emissão de créditos financeiros falsos por instituições financeiras que integram o Sistema Financeiro Nacional.

As investigações iniciaram em 2024, após o Ministério Público manifestar uma investigação sobre a possível fabricação de carteiras de crédito falsas de uma instituição financeira. Após a venda ser realizada ela era vendida para outro banco, e após fiscalização do Banco Central, o crédito falso era substituído por outros ativos sem avaliação técnica adequada.

Estão sendo investigados os crimes de gestão fraudulenta, gestão temerária, organização criminosa, segundo informações divulgadas pela operação policial.


A instituição já operava sob risco de falência devido ao alto custo de captação e exposição a investimentos considerados altos e arriscados, com juros bem acima do padrão de mercado.

O Banco Master surgiu em 1974, com o nome de Máxima Corretora de Valores e Títulos Mobiliários, com o passar do tempo, a empresa se expandiu até se tornar um conglomerado financeiro conhecido atualmente como Banco Master.

Entre 2000 e 2010, o grupo expandiu sua atuação para áreas como crédito, investimentos, gestão de recursos e outras operações.

Atualmente era conhecido por oferecer produtos com rendimentos muito acima do mercado, gerando um alto número de investidores, mas também dúvidas sobre a saúde financeira do banco.

 

Mais notícias