Incêndio no Hospital César Cals gera evacuação emergencial
Fogo atingiu subestação de energia na área externa do hospital; recém-nascidos foram levados em incubadoras a loja climatizada até chegada das ambulâncias
Por volta das 11 horas da manhã desta quinta-feira (13), um incêndio de grandes proporções atingiu o Hospital Estadual César Cals, no Centro de Fortaleza (CE). Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o fogo foi registrado na subestação de energia do hospital, na área externa, e não atingiu nenhuma área assistencial.
Os pacientes foram retirados imediatamente por funcionários do hospital com a ajuda da população que trabalha na região. Alguns vídeos de celulares mostram imagens de trabalhadores das redondezas ajudando a retirar pacientes no momento do incêndio, enquanto outros faziam um cordão humano para ajudar a isolar a área.
Pelo menos três bebês recém-nascidos foram retirados em leitos ou incubadoras e alocados provisoriamente em uma loja de celulares de um shopping popular das proximidades, enquanto aguardavam as ambulâncias. Segundo o dono do estabelecimento, a escolha foi feita devido à climatização de sua loja, já que os termômetros marcavam cerca de 30º C na capital cearense.
O Corpo de Bombeiros conseguiu conter o fogo por volta das 11h30 da manhã.
“As equipes do Corpo de Bombeiros e da concessionária de energia atuaram de forma imediata, controlando as chamas e a fumaça prontamente. Nenhuma área assistencial foi atingida e não há feridos”, disse a Sesa em nota oficial.
Destino dos pacientes
Os pacientes estão sendo transferidos para outras oito unidades de saúde da rede estadual em Fortaleza. Segundo a Secretária de Saúde do Ceará, Tânia Mara Silva Coelho, os 117 bebês, entre baixo, médio e alto risco, que estavam no Hospital, serão realocados até o fim do dia. Também havia 130 mulheres internadas no momento do incêndio, entre gestantes e puérperas, que também estão sendo transferidas.
Ver essa foto no Instagram
Populares e funcionários retiram pacientes do Hospital César Cals durante incêndio (Foto: reprodução / Instagram / @diariodonordeste)
A Secretária ainda ressaltou que, apesar doe o fogo ter sido totalmente controlado, a transferência de todos os pacientes é necessária até a conclusão da perícia, com o objetivo de garantir a segurança dos mesmos.
A Enel Distribuição Ceará realizou o desligamento emergencial no hospital para garantir que as autoridades pudessem fazer seus trabalhos. Informou ainda que a causa do incêndio foi “um defeito interno na rede de energia local, que é de responsabilidade do Hospital César Cals”.
O Hospital
O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) é a unidade de saúde mais antiga da rede estadual do Ceará. É uma unidade terciária de alta complexidade e referência em Ginecologia e Obstetrícia e no atendimento a gestantes e bebês prematuros, razão pela qual o número desses pacientes era elevado no momento do incêndio.
Ver essa foto no Instagram
Incêndio atinge Hospital César Cals em Fortaleza (CE) (Vídeo: reprodução / Instagram / @g1.ceara)
O Banco de Leite Humano, o Serviço de Medicina do Trabalho, o Centro de Estudos e Pesquisa e a Vigilância Epidemiológica, também são serviços especializados do hospital. A unidade também oferece iniciativas voltadas para mães e bebês, entre elss o Programa de Atendimento Domiciliar, a Casa da Gestante e o Método Canguru.
