F1: Lando Norris garante a pole na sprint do GP de São Paulo
Britânico manteve o bom desempenho e garantiu a primeira posição no grid da corrida sprint em Interlagos; Kimi Antonelli e Oscar Piastri completam o top 3
O piloto Papaya, Lando Norris, garantiu a pole para a corrida sprint do GP de São Paulo da Fórmula 1. O líder do campeonato registrou o melhor tempo na classificação realizada nesta sexta-feira (7) em Interlagos. Kimi Antonelli larga em segundo, seguido por Oscar Piastri na terceira posição. O brasileiro Gabriel Bortoleto terá a 14ª posição no grid.
Desempenho de Norris
Após registrar o melhor tempo no treino livre algumas horas antes, Lando Norris fez uma classificação sólida e garantiu a pole position. O britânico liderou o SQ1, terminou o SQ2 em segundo e fechou o SQ3 com 1min09s243, menos de um décimo à frente de Kimi Antonelli.
Oscar Piastri, companheiro de equipe de Norris na McLaren e concorrente direto pelo título, ficou a 0s185 do britânico. A diferença entre os dois na pontuação do campeonato é de apenas um ponto. Outro candidato ao título, Max Verstappen, foi o sexto na classificação sprint e terá que largar mais atrás neste sábado (8).
Gabriel Bortoleto em Interlagos
Gabriel Bortoleto, em sua primeira participação na classificação sprint em São Paulo como piloto de Fórmula 1, não conseguiu avançar ao SQ3 e vai largar na 14ª posição neste sábado. Com o apoio do público que lotou Interlagos, o brasileiro se destacou nas primeiras voltas, garantindo a nona posição no SQ2. No segundo segmento, entretanto, não conseguiu tempo suficiente para avançar ao último estágio e foi eliminado.
Saiba como foi a classificação
SQ1
Oscar Piastri liderou a maior parte do SQ1, enquanto Max Verstappen chegou a assumir o melhor tempo por alguns instantes, antes de ser superado por Lando Norris faltando cinco minutos para o fim. Gabriel Bortoleto chegou a figurar no top 10 no início, mas caiu para a zona de eliminados nos momentos finais.
Após trocar os pneus, Bortoleto voltou à pista e fez uma volta rápida no último minuto, recuperando posições e terminando em nono, garantindo sua vaga na segunda fase da classificatória sprint. Entre os eliminados ficaram Franco Colapinto, Liam Lawson, Yuki Tsunoda, Esteban Ocon e Carlos Sainz.
SQ2
Gabriel Bortoleto foi o primeiro a completar uma volta no SQ2 e, no fim de semana, chegou a ficar abaixo de 1min10s, registrando 1min09s964. Mesmo assim, ocupava a 15ª posição quando todos os pilotos entraram na pista. No final do segmento, ele voltou a fazer uma volta rápida, melhorando alguns décimos e subindo para a 14ª colocação.
Fernando Alonso assumiu a liderança logo no início do SQ2 com 1min09s330 e permaneceu à frente até o fim, deixando Norris e George Russell para trás, assim como Oscar Piastri, que terminou em quarto. Kimi Antonelli, Isack Hadjar, Lance Stroll, Max Verstappen, Charles Leclerc e Nico Hülkenberg também avançaram para o SQ3. Entre os eliminados ficaram Lewis Hamilton, Alexander Albon, Pierre Gasly, Bortoleto e Oliver Bearman.
SQ3
No SQ3, com pneus macios, Kimi Antonelli e George Russell se revezaram na liderança nos primeiros minutos. Lando Norris tomou a ponta na metade final ao registrar 1min09s281 e manteve-se à frente até o final. Antonelli terminou em segundo, enquanto Piastri subiu para a terceira posição com 1min09s428. Durante o segmento, quatro pilotos fizeram apenas uma volta dentro dos oito minutos: Lance Stroll, Fernando Alonso, Isack Hadjar e Max Verstappen. Alonso conseguiu o quinto melhor tempo, e Verstappen fechou em sexto.
Ver essa foto no Instagram
Grid da sprint (Foto: reprodução/Instagram/@f1)
Esta é a segunda vez que Lando Norris conquista a pole na sprint de São Paulo, repetindo o feito de dois anos atrás. Na ocasião, o piloto da McLaren terminou em segundo, atrás de Max Verstappen. Em 2024, ele venceu a corrida, marcando sua primeira vitória em uma sprint, mesmo sem largar na frente.
