Rosalía cantará em 13 idiomas no novo álbum “LUX”

Cantora estudou línguas por dois anos para álbum, que traz 18 faixas e parcerias com Björk e Yves Tumor; disco inclui os idiomas árabe, latim e ucraniano

05 nov, 2025
Rosalía | Reprodução/Jacopo Raule/Getty Images Embed
Rosalía | Reprodução/Jacopo Raule/Getty Images Embed

Rosalía promete reinventar mais uma vez os limites da música pop. A cantora espanhola revelou que seu novo álbum de estúdio, LUX, trará músicas em 13 idiomas diferentes, incluindo árabe, latim, ucraniano, catalão e siciliano. O projeto, que será lançado no dia 7 de novembro, marca uma das fases mais experimentais da carreira da artista, conhecida por desafiar fronteiras culturais e sonoras.

Em entrevista ao podcast Popcast, do The New York Times, publicada na quinta-feira (30), Rosalía contou que passou mais de dois anos estudando novas línguas, movida pela curiosidade e pela vontade de se conectar com o mundo de maneiras mais profundas.

Se eu fiz esse álbum, foi pelo amor e da curiosidade que sinto, da vontade de aprender outras línguas e entender melhor o outro. Ao entender melhor o outro, talvez você possa entender melhor a si e aprender a amar melhor”, explicou.

Novas línguas e sonoridades

Para incluir tantos idiomas no projeto, Rosalía precisou de um ano inteiro de preparação linguística. Além de idiomas que já domina — como espanhol, catalão e inglês —, a artista estudou pronúncias, estruturas gramaticais e expressões culturais específicas de cada língua presente em “LUX”.

A cantora revelou que utilizou ferramentas como o Google Tradutor e consultores linguísticos para aprimorar a pronúncia e a coerência de cada faixa. Segundo ela, o processo foi longo, mas profundamente gratificante.


Rosalía falando sobre o processo de produzir um álbum em diferentes idiomas (Vídeo: reprodução/Instagram/@tracklistoficial)


Eu perdi as contas [da quantidade de tentativas]. Tive que fazer, gravar, reler, regravar, reescrever, regravar… juntar tudo foi como montar um quebra-cabeça. Eu pertenço ao mundo. O mundo é muito conectado. Por que eu colocaria uma venda nos meus olhos?”, afirmou.

O resultado dessa dedicação começa a aparecer no single “Berghain”, lançado recentemente, onde Rosalía canta em alemão nos primeiros versos. A artista, no entanto, manteve segredo sobre os outros seis idiomas que ainda não foram revelados.

Álbum mais ambicioso da carreira

Durante a entrevista, Rosalía compartilhou prévias de sete das 18 faixas que compõem “LUX”. São elas: “Sexo, Violencia y Llantas”, “Reliquia”, “Mio Cristo”, “La Perla”, “Dios Es Un Stalker”, “Sauvignon Blanc” e “La Rumba Del Perdón”.

A versão padrão do disco contará com 15 músicas, enquanto o vinil trará três faixas extras, reforçando o caráter conceitual do trabalho. Segundo a cantora, o álbum será dividido em quatro movimentos, com cada parte representando uma jornada emocional distinta.

Com produção autoral e parcerias de peso, “LUX” traz colaborações com Björk, Yves Tumor, Carminho, Estrella Morente e Silvia Pérez Cruz, além dos coros da Escolania de Montserrat, do Orfeu Catalão e da Orquestra Sinfônica de Londres. A proposta é unir tradição e modernidade em um mosaico cultural global, algo que já se tornou marca registrada da artista. “Rosalía está criando uma linguagem própria dentro da música pop”, escreveu o The Guardian, que recentemente classificou o álbum como “um dos lançamentos mais ousados da década”.

O projeto, que será lançado no dia 7 de novembro, marca uma das fases mais experimentais da carreira da artista.

Mais notícias