Botafogo inicia processo para renovar contrato de Marçal
Botafogo inicia conversas para renovação de Marçal até 2026; lateral é líder no elenco e diretoria vê permanência como uma das prioridades do ano
O Botafogo deu início às tratativas para renovar o contrato de Fernando Marçal, um dos jogadores mais experientes e influentes do elenco alvinegro. O vínculo atual do lateral-esquerdo se encerra ao fim desta temporada, mas a expectativa é estendê-lo até dezembro de 2026. Com interesse de ambas as partes, as negociações devem avançar nas próximas semanas, durante o Campeonato Brasileiro.
Marçal é referência dentro e fora de campo
Desde que chegou ao Botafogo, em 2022, Marçal se consolidou como uma das principais lideranças do grupo. Com uma personalidade marcante e experiência internacional, o lateral de 36 anos desempenha um papel significativo no vestiário e é considerado uma voz de autoridade entre os jogadores. Dentro de campo, o camisa 21 também tem demonstrado versatilidade, visto que, nesta temporada, tem desempenhado a função de zagueiro em várias situações.
Ver essa foto no Instagram
Marçal em partida do Botafogo pelo Campeonato Brasileiro (Foto: reprodução/Instagram/@marcaloficial)
Renovação é vista como prioridade pela diretoria
Nos bastidores, a permanência de Marçal é tratada como uma das prioridades do Botafogo para o próximo ciclo. O defensor é visto como um líder natural e um exemplo para os mais jovens do elenco. Além disso, sua identificação com o clube e o carinho da torcida pesam a favor da renovação.
Vale lembrar que, no fim de 2024, o jogador chegou a deixar o clube após um impasse nas negociações. Na época, as partes não chegaram a um acordo sobre os valores salariais. No entanto, meses depois, Marçal retornou ao Botafogo. Até o momento, nesta temporada, o lateral conta com 15 jogos e dois gols.
Caso o novo contrato seja firmado, Marçal completará 37 anos de idade e pode encerrar a carreira no clube carioca. O lateral vê com bons olhos a possibilidade de terminar sua trajetória no clube que o acolheu após longa passagem pela Europa.
O lateral iniciou sua carreira por clubes europeus em 2010, quando assinou com o Torreense, da segunda divisão de Portugal. Logo após, foi contratado pelo Nacional, da primeira divisão do país e na temporada 15/16, atuou pelo Benfica, mas sem sucesso, com poucos minutos. Após isso, tem passagens pelo futebol turco (Gaziantepspor), francês (Guingamp e Lyon) e, por fim, inglês (Wolverhampton), antes de se apresentar ao Botafogo.
