Em evento com Ancelotti, Emerson Leão critica treinadores estrangeiros no Brasil

Emerson Leão e Oswaldo de Oliveira criticam presença de técnicos estrangeiros no Brasil e admitem culpa dos brasileiros; Ancelotti é homenageado

04 nov, 2025
Carlo Ancelotti | reprodução/Lucas Figueiredo/ Getty Images Embed
Carlo Ancelotti | reprodução/Lucas Figueiredo/ Getty Images Embed

A CBF foi palco, nesta terça-feira (4), do 2º Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol, evento que reuniu nomes históricos do esporte nacional e homenageou técnicos brasileiros e estrangeiros. O destaque da cerimônia foi Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira, que recebeu uma placa de reconhecimento da Federação Brasileira de Treinadores (FBTF). No entanto, o momento de celebração também serviu de espaço para desabafos e críticas sobre a presença crescente de estrangeiros no comando de clubes e seleções do país.

Leão muda de tom, mas dispara contra “invasão estrangeira”

Emerson Leão, campeão mundial em 1970 e um dos técnicos mais icônicos do futebol brasileiro, foi direto em seu discurso. Embora tenha começado afirmando que mudou de opinião sobre a presença de um técnico estrangeiro na Seleção, o ex-goleiro não poupou críticas à chamada “invasão” de treinadores de fora.

“Eu sempre disse que eu não gosto de treinadores estrangeiros no meu país, e isso serve para o Mancini, que é o presidente (da Federação Brasileira de Treinadores). Estou falando aqui na frente da nossa casa. Antes eu falava que eu não suportava, não suportaria treinadores (estrangeiros). Você sabe que eu já falei isso, né, Zé (Mário)? Você sabe que eu já falei isso e não mudo. Não mudo a minha opinião. Mas tenho que ser inteligente o suficiente pra dizer que isso tudo tem um culpado. Nós. Nós, treinadores, somos culpados da invasão de outros treinadores que não têm nada a ver com isso”, declarou Leão, em tom firme.


 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por ge (@ge.globo)

Declaração de Emerson Leão sobre treinadores estrangeiros no futebol brasileiro (Vídeo: reprodução/Instagram/@ge.globo)


A fala de Leão foi recebida com aplausos e também com reflexões entre os colegas de profissão. Ele reconheceu que o problema vai além da presença de estrangeiros e que a categoria precisa se renovar para recuperar espaço. Mesmo aposentado, o ex-treinador reforçou que segue disposto a colaborar com as novas gerações.

Oswaldo de Oliveira reforça discurso a favor de brasileiros

Outro homenageado do evento, Oswaldo de Oliveira, também se posicionou contra a contratação de técnicos estrangeiros, ainda que com um tom mais conciliador. O treinador admitiu que, diante da decisão já tomada pela CBF, torceu para o escolhido ser Carlo Ancelotti.

“Eu não queria treinador estrangeiro, mas não tinha jeito, se tivesse que ser, que fosse esse senhor. Torci para ser esse senhor. Depois que ele for embora, campeão do mundo, que venha um brasileiro”, afirmou.

Ancelotti é homenageado e recebe apoio direto de Leão

Mesmo com as críticas, o clima do evento não se transformou em hostilidade. Carlo Ancelotti, que acompanhava tudo atentamente, foi homenageado pela CBF e pela Federação de Treinadores. Ao final, Leão dirigiu-se ao italiano e, olhando diretamente para ele, encerrou seu discurso com um gesto diplomático.

“Boa sorte para você também”, disse o ex-goleiro, em meio a aplausos. “Não estamos falando de nome, não estamos falando de nacionalidade. Estamos falando de erro nosso. Eu já parei. Eu não sou mais treinador, não sou mais atleta. Mas continuo dando a minha colaboração quando solicitado. Portanto, mudei de ideia nesse exato momento”, completou.

Mancini é apontado como voz da nova geração de técnicos

O presidente da Federação Brasileira de Treinadores, Vagner Mancini, que também comanda o Red Bull Bragantino, foi citado diversas vezes nos discursos. Leão e outros ex-treinadores destacaram a importância de sua liderança e o papel da entidade em defender os profissionais brasileiros.

“Vagner pode contar comigo com toda a colaboração que você precisar de um treinador antigo para passar algumas coisas para o jovem. Você tem tudo para se tornar uma pessoa muito, muito importante para nós brasileiros. Então, boa sorte no seu futuro. Boa sorte para você também”, afirmou Leão, encerrando o evento em tom de apoio.

Mais notícias