Peças sem alça são alternativa fashion para época veranil
Das blusas aos vestidos, essas peças constroem um estilo que revisita estéticas e se tornam uma solução para os looks nos dias quentes
Nessa época do ano, algumas peças podem ser a resposta para os dias quentes e longos da primavera. A blusa sem alça é uma delas. Seja para transformar qualquer produção em algo simples, mas estiloso, ou para quem quer deixar os ombros à mostra, ela aparece no dia a dia em versões variadas: do plissado com balonê ao acetinado, do look casual ao visual de festa. A peça se destaca como solução para os looks no mundo fashion.
Sem alças e com estilo
As peças, que nasceram de uma variação de peças íntimas, fizeram sucesso nos anos 90 e ganharam uma nova cara nos anos 2000. Essas blusas se encaixam nas produções feitas para determinadas épocas do ano, como a primavera e, principalmente, o verão. Então, nos seus modelos casuais, minimalistas ou chamativos, elas exalam versatilidade enquanto permitem a construção de looks com um ar de frescor e liberdade em cada produção.

As blusas sem alças e as referências (Foto: reprodução/Pinterest/@q0ya)
Nos anos 2000, por exemplo, as peças sem alça foram destaque em artistas como Britney Spears, Christina Aguilera e grupos como Destiny’s Child. A estética Y2K tem forte relação com o “ver e ser visto”, o que fazia dessas peças parte de um conjunto simbólico. Além de uma tendência, as blusas sem alça são um manifesto de estilo e uma forma de se vestir com autenticidade e leveza.
A tendência em 2026
De volta nesse ano, as peças sem alça prometem ser o centro das produções e uma das grandes tendências de 2026. As blusas reaparecem em versões minimalistas, de alfaiataria, crochê ou cetim, transitando entre o casual e o sofisticado.

As blusas sem alças e as referências (Foto: reprodução/Pinterest/@angelaonwuka)
Opções como as acetinadas continuam em alta, perfeitas para looks noturnos. Já os modelos de malha canelada ou tricô leve são ideais para o dia a dia, trazendo textura e conforto.
Outro destaque são as blusas estruturadas com recortes, que unem um toque Y2K à alfaiataria contemporânea. E para quem gosta de referências mais criativas, o top tomara que caia com babados, as sobreposições e o bustier drapeado aparecem como apostas certeiras.
