Absolvição no caso Ninho do Urubu gera protestos

Jornalistas protestam contra a decisão da justiça em absorver os réus e debates sobre impunidade e falta de justiça para os familiares reascendem

22 out, 2025
Homenagem às vítimas da tragédia no Ninho do Urubu | Reprodução/Tomaz Silva/Agência Brasil/
Homenagem às vítimas da tragédia no Ninho do Urubu | Reprodução/Tomaz Silva/Agência Brasil/

Após decisão da justiça de absolver todos os réus acusados pela tragédia do Ninho do Urubu, jornalistas de diversos veículos de imprensa se manifestam em protesto contra essa decisão. A tragédia aconteceu em fevereiro de 2019, nela 10 jovens da categoria de base do Flamengo morreram e 3 ficaram feridos.

Esses atos reacendem o debate sobre impunidade e falta de justiça aos familiares das vítimas. A 36º Vara da Capital concluiu que não existem provas plenas de que os sete acusados tenham participação direta na tragédia ocorrida. Destacando ainda que não se pode acusar criminalmente alguém apenas pelo cargo que ocupa, seriam necessárias provas de ação direta ou omissão determinante para acusação.

Manifestações nas redes sociais

Os jornalistas Renato Maurício Prado e Mauro Cezar, os quais acompanham o dia a dia do Flamengo, se manifestaram sobre esta decisão em suas redes sociais. “Uma vergonha. Um escândalo“, publicou Renato Maurício Prado em suas redes sociais ao comentar sobre o caso. Já Mauro Cezar em sua fala afirma que concluir que ninguém errou ou que ninguém tem responsabilidade é estranho.


Mauro Cezar fala sobre decisão de absolvição (Vídeo: reprodução/X/@maurocezar)

Outro jornalista que se manifestou sobre a decisão judicial foi Craque Neto, durante o programa Os Donos da Bola ele afirmou que é inacreditável um juiz afirmar que não tem subsídios para culpar ninguém.


 Neto se revolta contra decisão no caso Ninho do Urubu (Vídeo: reprodução/YouTube/Os Donos Da Bola)

Protestos dos familiares

Para além dos jornalistas, os familiares das vítimas da tragédia se manifestaram logo após a decisão. Em nota, a Associação dos Familiares de Vítimas do Incêndio do Ninho do Urubu (Afavinu) diz que a absolvição aumenta ainda mais o sentimento de impunidade, fragilizando o mecanismo de proteção à vida e à segurança de menores em entidades esportivas.

A AFAVINU seguirá em busca de Justiça e na esperança de que a decisão seja revista e assim reitera seu pedido de que o processo seja acompanhado com rigor pelos órgãos de recurso para que a sociedade receba a mensagem de que tais condutas não ficarão impunes.“, no trecho a associação deixa claro que os familiares não irão desistir de buscar justiça pelos Garotos do Ninho.

Procurados pela equipe de reportagem do GE antes da decisão, o Flamengo afirmou que não iria se manifestar sobre a decisão da Justiça.

Mais notícias