GP dos EUA: Max Verstappen faz corrida perfeita e triunfa em Austin
Norris perdeu a segunda posição na largada e enfrentou a estratégia da Ferrari, mas terminou em segundo no Circuito das Américas, com Leclerc completando o top 3

A busca de Max Verstappen pelo título da temporada 2025 ganhou força neste domingo (19). O holandês aproveitou a pole position e conquistou com facilidade a vitória no GP dos Estados Unidos, enquanto o líder do Mundial, Oscar Piastri, terminou apenas em quinto, reduzindo a vantagem para 40 pontos.
Os pneus Pirelli voltaram a ser destaque, mas pelo motivo contrário ao esperado: a fabricante havia alertado no sábado (18), que completar a corrida com uma parada usando médios e macios “não seria uma estratégia realista”. Ainda assim, essa foi justamente a tática escolhida pela maioria dos pilotos.
Saiba como foi a corrida em Austin
A largada
Max Verstappen assumiu a liderança com determinação, mirando mais uma vitória e aproveitando que Piastri, líder do campeonato, largou apenas em sexto. Ao seu lado, Lando Norris estava pronto para aproveitar a oportunidade e frustrar os planos do neerlandês.
Na largada, Verstappen manteve-se firme à frente, enquanto Leclerc usou os pneus macios para atacar Norris e assumir o segundo posto na curva seguinte. Russell perdeu posições para Hamilton e Piastri, caindo para sexto.
Ver essa foto no Instagram
Largada em Austin (Vídeo: reprodução/Instagram/@f1)
Disputa entre Norris e Leclerc
A vantagem obtida na largada não durou muito. Na volta 3, Norris tentou ultrapassar Leclerc no setor intermediário, mas o monegasco defendeu com firmeza, enquanto Verstappen já abria 2s5 na ponta. Nos giros seguintes, a disputa entre Norris e Leclerc se repetiu, com o ferrarista mantendo a posição. Hamilton se aproximou para brigar com Lando, enquanto Piastri seguia em quinto, a mais de um segundo de distância do #44 da Ferrari.
Na volta 7, Antonelli se envolveu em um incidente na curva 15 após tentar ultrapassar Sainz, que acabou abandonando. O novato da Haas se queixou pelo rádio: “Que idiota”, enquanto Sainz pediu desculpas ao time, afirmando que Antonelli “virou o carro”. O safety car virtual foi acionado, e Bortoleto, então em 15º, ganhou duas posições, subindo para 13º.
Com a pista liberada na volta 9, Leclerc conseguiu abrir 2 segundos para Norris. Piastri questionava o desgaste do pneu esquerdo, enquanto Norris ouvia do engenheiro que a estratégia parecia se encaminhar para o plano B, diferente da parada única sugerida pela Pirelli.
Na volta 13, Norris se aproximou para 1 segundo, preparando-se para o overcut após a parada de Leclerc. No entanto, Verstappen à frente já tinha 4s2 de vantagem, tornando a disputa pela vitória mais difícil. Mesmo com a asa móvel, o inglês não conseguiu ultrapassar Leclerc, que defendeu com inteligência. A pressão e tentativas de Norris resultaram em advertência por exceder os limites de pista.
A defesa heroica de Leclerc durou até a volta 21, quando Norris finalmente conseguiu ultrapassá-lo na reta para a Curva 12, abrindo distância sem necessidade de um xis. Hamilton, em pneus médios, quase se envolveu em um toque com Leclerc no giro seguinte. A Ferrari aproveitou o momento para fazer a parada de Charles, que retornou à pista à frente de Alonso, na nona posição.
Charles Leclerc e Lando Norris (Foto: reprodução/ Clive Mason/ Getty Images Embed)
Trocas de pneus movimentam corrida
Ver essa foto no Instagram
Disputa entre Norris e Leclerc (Vídeo: reprodução/Instagram/@f1)
Ver essa foto no Instagram
Vencedor do GP dos EUA, Max Verstappen (Vídeo: reprodução/Instagram/@f1)
Classificação
Saiba como ficou o grid, após a 19ª etapa da temporada.
A Fórmula 1 retorna às pistas entre os dias 24 e 26 de outubro para a 20ª etapa da temporada, o GP do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez.