F1: Max Verstappen supera Norris e garante pole na sprint do GP dos EUA

Verstappen, tetracampeão da Red Bull supera o piloto da McLaren na classificação da corrida sprint e larga ao lado do rival, com Oscar Piastri em terceiro

17 out, 2025
Max Verstappen I Reprodução/Instagram/@verstappencom
Max Verstappen I Reprodução/Instagram/@verstappencom

Lando Norris liderou o único treino livre desta sexta-feira (17), mas a pole da corrida sprint do GP dos Estados Unidos ficou com o fenômeno holandês, Max Verstappen. O piloto da Red Bull superou o inglês por apenas 0s071, registrando 1m32s143 e assumindo a ponta logo após a bandeirada. Oscar Piastri terminou em terceiro, enquanto Gabriel Bortoleto, atrapalhado pelo tráfego na pista, larga na 20ª posição.

Saiba como foi a classificação da sprint

SQ1

Na primeira parte da sessão, todos os pilotos utilizaram pneus médios, e Lando Norris marcou o melhor tempo, 0s139 à frente dos demais, seguido por Oscar Piastri e Lewis Hamilton.

No final, foram eliminados Oliver Bearman, Franco Colapinto, Yuki Tsunoda, Esteban Ocon e Gabriel Bortoleto. O brasileiro teve sua primeira volta cancelada e, ao tentar uma nova passagem, não conseguiu completar a reta de largada antes da bandeirada.

SQ2

Na segunda fase da sessão, a disputa pela ponta manteve o mesmo trio de sempre: Norris, Verstappen e Piastri. Quando faltavam três minutos para o fim, os pilotos voltaram à pista para a tentativa final.

Com a vaga na briga pela pole garantida, Norris e Verstappen permaneceram nos boxes até o encerramento. Foram eliminados Kimi Antonelli, Isack Hadjar, Pierre Gasly, Lance Stroll e Liam Lawson. Lewis Hamilton passou aperto, conseguindo avançar apenas na décima posição.

SQ3

A briga pela pole envolveu George Russell, Alex Albon, Carlos Sainz, Lando Norris, Max Verstappen, Oscar Piastri, Nico Hulkenberg, Charles Leclerc, Fernando Alonso e Lewis Hamilton.

Na primeira parte da sessão, apenas Albon, Russell e Sainz fizeram voltas, enquanto os demais pilotos tentaram apenas uma vez a volta perfeita. A pole foi definida na última tentativa, com Max Verstappen superando os dois pilotos da McLaren.

Bortoleto corre mesmo sem tempo registrado

Gabriel Bortoleto terminou a sessão em 20º lugar, sem registrar nenhum tempo. Sua primeira volta foi deletada por exceder os limites de pista e, nos minutos finais do SQ1, ele foi prejudicado pelo tráfego, não conseguindo completar o giro — situação semelhante à de Yuki Tsunoda, eliminado com a Red Bull, e de Lewis Hamilton, da Ferrari, já classificado para o SQ2.


Bortoleto no Circuito de Austin (Foto: reprodução/Clive Mason/ Getty Images Embed)

Sem tempo registrado, Bortoleto inicialmente se enquadrou na regra dos 107%, que exige que o piloto faça uma volta dentro de 107% do melhor tempo do SQ1 ou Q1 para poder largar. A Sauber, porém, apresentou um pedido de exceção aos comissários, que permitiram a participação do brasileiro na corrida, considerando seus tempos satisfatórios nos treinos livres.

Classificação da sprint

Veja como ficou o grid para a corrida sprint deste sábado (18) em Austin.


 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por FORMULA 1® (@f1)

Grid da sprint em Austin (Foto: reprodução/Instagram/@f1)

Max Verstappen, que conquistou 12 das 21 corridas sprint realizadas desde 2021, chega a dez poles nesse formato. Ele já largou na posição de honra três vezes mais que o segundo colocado no ranking, Lando Norris, que tem três poles.

Mais notícias