Lucas Moraes conquista feito inédito pro Brasil e é campeão do Mundial de Rally
Após uma campanha regular com momentos marcantes, o piloto se consagra campeão no Marrocos e leva o Brasil pela primeira vez ao topo do pódio do campeonato

Nesta sexta-feira (17), o piloto brasileiro Lucas Moraes conquistou o título do Campeonato Mundial de Rally Raid (W2RC), o principal do rally cross-country ao nível mundial. A competição é tida como a “Fórmula 1 do off-road”. Moraes conquistou o título após a etapa do Marrocos, a quinta e última da temporada 2025. É a primeira vez que um piloto brasileiro vence a categoria.
Da regularidade à glória
A campanha de Moraes foi marcada por regularidade e também feitos inéditos: Ele se tornou o primeiro brasileiro a vencer uma etapa do W2RC, no Rally de Portugal. Na abertura do ano, terminou em 15º lugar geral no tradicional Rally Dakar. Em seguida, ele foi vice-campeão do Desafio de Abu Dhabi e então somou um terceiro lugar no Rally Safari, na África do Sul.
Ele chegou no Marrocos na terceira colocação geral, atrás do multicampeão Al-Attiyah, que estava na liderança e que terminou como vice-campeão e também do seu companheiro de equipe, Henk Lategan, que terminou em terceiro lugar. Assim, com ainda com a possibilidade de título, Lucas conseguiu e se sagrou o campeão, terminando a competição com 164 pontos, à frente dos 153 e 144 dos adversários, respectivamente. A equipe do piloto brasileiro, Toyota Gazoo Racing, também venceu o campeonato de construtores com seus dois pilotos no pódio.
Ver essa foto no Instagram
Comemoração e recado de Lucas Moraes pós-título (reprodução/Instagram/@officialw2rc)
Conheça Lucas Moraes
Lucas Moraes iniciou sua caminhada no esporte pelo motocross. Desde criança, ele competiu sobre duas rodas, porém uma doença no quadril o impossibilitou de seguir na modalidade. Ele passou então a competir no rally e foi como “amor à primeira vista”. Em 2023, ele se tornou o primeiro brasileiro a subir ao pódio geral do Dakar e conquistou etapas na competição mundial no ano seguinte.
Aos 35 anos, essa é apenas sua segunda temporada completa no W2RC, e já melhora a sua performance do ano anterior, quando finalizou em 3º lugar na classificação geral. Com o título inédito, ele se consolida como o maior nome do rally brasileiro na história, e agora, volta suas atenções para a abertura da temporada 2026, novamente com o Rally Dakar.