Flamengo vence Botafogo e segue na briga pelo título do Brasileirão 2025

Em partida marcada por erros de arbitragem e confusão na arquibancada, Flamengo domina jogo e garante três pontos na briga pelo título do Brasileirão 2025

16 out, 2025
Elenco do Flamengo | Reprodução/X/@Pedro9oficial
Elenco do Flamengo | Reprodução/X/@Pedro9oficial

Na noite desta quarta-feira(15), o Flamengo vence o Botafogo no Estádio Nilton Santos, o Engenhão, por 3×0, pela 28ª rodada do Brasileirão 2025 e se manteve vivo na briga pela liderança.

A partida ficou marcada por erros de arbitragem, briga entre torcedores na arquibancada e um amplo domínio rubro-negro do início ao fim da partida.

O clássico

Antes mesmo da bola rolar, a arbitragem já era tema central da partida com o Botafogo na tarde de terça-feira(14) indo à sede da CBF pedindo uma “arbitragem profissional” para o clássico.

Além disso, a torcida alvinegra fez mosaicos e estendeu faixas antes da bola rolar provocando o rubro-negro por conta do lobby feito pelo time por Fair Play Financeiro, seus direitos nas negociações pela transmissão do Brasileirão pela LiBRA juntos a provocações pela goleada de 4×1 feita pelo alvinegro em 2024.

Com isso, a partida começou com o Flamengo tendo amplo domínio do jogo, mas sendo ameaçado pelo Botafogo em jogadas de contra-ataque, mas que foram sem objetivo, levando pouco perigo ao goleiro Rossi.

Dentro de seu jogo cadenciado, o Flamengo criava chances de perigo que Léo Linck conseguia defender, mas o rubro-negro levava muito perigo e parecia muito mais perto do primeiro gol do que o alvinegro.

E assim, aos 39 minutos da etapa inicial, Arrascaeta achou uma linda jogada no meio-campo e deixou Pedro na boa para marcar pela 151ª vez com a camisa do Flamengo no seu jogo de número 300 pelo clube.


Vitória do Flamengo foi a terceira sobre o Botafogo em 2025 (Vídeo: Reprodução/YouTube/ ge tv)

No segundo tempo, o domínio rubro-negro foi ainda mais amplo, com o Botafogo até tendo algumas chances nos primeiros quinze minutos, mas sem objetividade. Arrascaeta e Rodriguez ainda desperdiçaram chances em faltas próximas à área para ambas as equipes.

Aos 24 minutos da etapa final, Cebolinha recebeu lançamento de Rossi, fez a parede, rolou para Pedro que deixou Luiz Araujo na bola para entre as pernas do goleiro alvinegro ampliar a vantagem em lance paciência rubro-negra.

O 9 bolado foi substituído aos 34 minutos e logo após sair viu Carrascal roubar a bola de Cuiabano e cruzar na medida para Plata que tinha acabado de entrar em seu lugar, fazer o terceiro gol que marcou a maior vitória do Flamengo em jogos nacionais como visitante no clássico.

Arbitragem mais uma vez é protagonista da partida

O Brasileirão foi o campeonato que mais ganhou prestígio após a Copa do Mundo de Clubes, principalmente pelas boas campanhas de Flamengo, Fluminense, Botafogo e Palmeiras, mas mesmo com isso algo faz a liga não ser tão prestigiada assim: a arbitragem.

Em mais um jogo do Brasileirão, ela foi a protagonista, dessa vez com um pênalti não marcado aos 34 minutos da etapa inicial após Allan dar um pisão violento e fora do lance em Luiz Araujo que o VAR comandado por Rodolfo Toski Marques se quer recomendou uma revisão.


Lance de pênalti para o Flamengo com áudio do VAR (Vídeo: Reprodução/X/@renanoguma)

Além disso, Cuiabano deveria ter sido expulso em entrada violenta em Emerson Royal logo nos primeiros minutos de jogo, mas novamente o VAR foi inoperante durante um dos jogos mais importantes do Brasileirão.

Por fim, o Flamengo pediu expulsão de Marçal após agressão em Emerson Royal, não vista pela arbitragem oriunda do Rio de Janeiro comandada por Alex Stefano, o árbitro com maior média de cartões no campeonato.

O Botafogo reclama dos cartões aplicados para Marçal, Barboza, Marlon Freitas aumentando mais ainda a lista de desfalques da estrela solitária. 

Flamengo mantém diferença na briga pelo título

Com o resultado, o Flamengo segue na segunda colocação com 58 pontos em 27 jogos realizados até aqui e segue três pontos atrás do Palmeiras que abriu a vantagem após vencer o Juventude no fim de semana e manteve após a goleada no Red Bull Bragantino por 5×1.

Já o Botafogo viu o Mirassol abrir mais três pontos de vantagem após vencer o Internacional por 3×1 e o Fluminense na semana passada por 2×1. Com 43 pontos com 28 jogos feitos, o alvinegro pode terminar a rodada na sexta colocação caso o Bahia triunfe sobre o Vitória.

Flamengo tem reta decisiva na temporada

Após a vitória estonteante no clássico, o Flamengo volta ao Maracanã, onde enfrenta o Palmeiras neste domingo(19) às 16h, buscando igualar em pontos a diferença de pontos.

Depois do confronto direto, o Mengão começa sua jornada para decidir sua vaga na decisão da Libertadores em Lima contra o Racing nos dias 22 e 29 de outubro às 21h30 com ida no mesmo Maracanã e volta em Avellaneda.

Antes do duelo decisivo na Argentina, o rubro-negro ainda tem a partida contra o Fortaleza no dia 25 de outubro às 19h30 no Castelão na capital cearense.

Mais notícias