SPFW N60: Bárbara Paz faz abertura de desfile de João Pimenta
O desfile de abertura da SPFW N60 ficou por conta de João Pimenta, que trouxe uma alfaiataria leve e brasileira, além da participação de Bárbara Paz

Começou ontem (13) a SPFW N60, trazendo a marca homônima João Pimenta como a abertura dos desfiles. O desfile aconteceu na Biblioteca Mário de Andrade, no centro de São Paulo. O show começou antes mesmo do desfile em si: os convites eram capas de livros clássicos, já dando um pequeno spoiler do que vinha pela frente. Uma das grandes surpresas foi a abertura, com a renomada atriz Bárbara Paz fazendo uma leitura performática.
Bárbara Paz apresenta grandes clássicos da leitura
A Biblioteca Mário de Andrade, leva o nome em homenagem ao escritor brasileiro e completa 100 anos em 2025, e ontem (13) foi palco de um espetáculo. Com um look all white, a atriz Bárbara Paz, fez uma leitura de trechos de diversos livros: ‘Macunaíma’, um dos clássicos do autor e da literatura brasileira; ‘Livro do Desassossego’, de Fernando pessoa; e ‘Mudar: Método’, de Édouard Louis. Além da leitura, um trio de músicos fez a trilha sonora de toda a apresentação.
Desfile da marca João pimenta na SPFW N60 (Vídeo: reprodução/YouTube/SPFW)
Enquanto recitava e performava trechos de livros clássicos, os modelos desfilavam na biblioteca. O desfile mostrou uma alfaiataria leve e com mais volumes. Diferente de outras ocasiões, neste desfile, João Pimenta optou por cores mais vívidas, como laranja, azul, branco e amarelo. Os tecidos utilizados, como algodão, linho e poliamida, deixaram as peças mais leves, mantendo a elegância de sempre, misturada a estética urbana.
Ver essa foto no Instagram
Desfile da marca homônima João Pimenta (Foto: reprodução/Instagram/@spfw/@joao_pimenta)
Sobre a SPFW N60
Além de João Pimenta, Glória Coelho também fez sua apresentação ontem, na parte da tarde. O desfile da noite ficou por conta de Ronaldo Fraga. O evento acontece até o dia 20 deste mês, e ainda terá apresentações de marcas como Patricia Viera, À La Garçonne, Marina Bitu, Sou de Algodão, Herchcovitch; Alexandre, Dendezeiro, Angela Brito, Apartamento 03, Gustavo Silvestre, entre outros. Os desfiles acontecem em diversos locais de São Paulo.
Essa edição comemora os 30 anos de um dos maiores eventos da moda nacional. “Hoje, celebrando três décadas de moda, cultura e transformação, reafirma seu papel como espaço de expressão, identidade, pertencimento e inovação, refletindo as urgências do presente e abrindo caminhos para o que ainda está por vir.”, escreveu a organização do evento em publicação no Instagram. Além dos desfiles, também acontecem exposições e workshops, ligados a moda, arte e cultura.