Underpainting: A técnica de maquiagem queridinha das celebridades para uma pele natural

Truque que inverte a ordem da maquiagem conquistou as passarelas de Paris e é a aposta de quem busca uma pele radiante com efeito natural e iluminado

10 out, 2025
Hailey Bieber é adepta à técnica de maquiagem | Reprodução/Lionel Hahn/Getty Images Embed
Hailey Bieber é adepta à técnica de maquiagem | Reprodução/Lionel Hahn/Getty Images Embed

A técnica que dominou a temporada de moda de verão em Paris este ano e virou febre entre maquiadores de artistas como Hailey Bieber e Kendall Jenner, troca a ordem tradicional dos produtos durante a maquiagem e garante uma pele com glow sutil e duradouro. A técnica descomplicada é ideal para quem não curte muito as marcas de contorno que ficam sob a pele.

Sobre a técnica

Na contramão da maquiagem tradicional, o Underpainting propõe um novo (e antigo) olhar sobre a aplicação dos produtos. Em vez de começar pela base, a ideia é inverter a ordem e aplicar primeiro itens como contorno, blush, bronzer e corretivo, tudo antes da base encostar no rosto.

A técnica, que ganhou os holofotes recentemente graças à maquiadora Mary Phillips, responsável pelos visuais de Hailey Bieber e Kendall Jenner, não é exatamente nova. Maquiadores profissionais já a utilizavam nos bastidores, para criar camadas invisíveis de cor e definição na pele. O resultado é uma maquiagem leve, esfumada e incrivelmente fotogênica, com glow natural que não pesa.


Kendall Jenner durante Le Defilé 2025, por Mary Phillips (Foto: reprodução/Instagram/@maryphillips)

Durante os desfiles de primavera-verão 2026 na Semana de Moda de Paris, as grifes como Yves Saint Laurent, Nina Ricci e Dries Van Noten impulsionaram a tendência com peles luminosas e com aparência de “acordei assim”, colocando o Underpainting no topo como uma das técnicas mais desejadas do momento.


Tutorial Underpainting por Mary Phillips (Vídeo: reprodução/Instagram/@maryphillips)

O truque por trás

Para alcançar o efeito de pele natural e radiante, o segredo está tanto na ordem de aplicação quanto na textura dos produtos. Segundo Mary Phillips, dê preferência a itens líquidos ou cremosos, que se fundem melhor à pele e proporcionam aquele brilho saudável.

Após preparar a pele com skincare (limpeza, hidratante/primer e protetor), o contorno e blush são aplicados diretamente sobre a pele limpa. Só depois vem uma camada leve de base ou skin tint, aplicada com pincel ou esponja, que suaviza as cores sem apagá-las, criando o efeito de que o rubor e a definição surgem de dentro para fora.

Para potencializar o viço, iluminadores líquidos podem ser aplicados nas têmporas antes da base. O toque final fica por conta de um spray fixador com acabamento glow, que sela a maquiagem sem tirar sua naturalidade e faz com que ela dure o dia inteiro.

Mais notícias