Coritiba vence Atlético-GO e se isola na liderança da Série B
Verdão se impõe no Couto Pereira e vê o acesso cada vez mais próximo; Dragão tem invencibilidade de oito jogos interrompida e estaciona no meio da tabela

O líder do Brasileirão Série B venceu mais uma. Na noite desta quinta-feira (09), no estádio Couto Pereira, o Coritiba deu outro passo importante para o acesso e derrotou o Atlético-GO por 2 a 1. Com a vitória, o Coxa chegou aos 56 pontos e abriu 5 de frente para o vice-líder Goiás, que tem 51.
Já o Atlético-GO teve sua sequência de oito jogos sem derrota quebrada e estacionou nos 45 pontos, na 10ª colocação. Os gols da partida foram marcados por Dellatorre e Josué para os donos da casa, com Adriano Martins diminuindo para os visitantes.
Escalações
O Coritiba entrou em campo 4-1-4-1, escalado por Mozart com: Pedro Morisco; Alex Silva, Maicon, Jacy e Zeca; Wallisson Luiz, Clayson, Josué, Sebastian Gomez e Iury Castilho; Gustavo Coutinho.
Já o técnico Rafael Lacerda, escalou o Atlético-GO no 4-2-3-1, com: Paulo Vitor; Jean Dias, Tito, Adriano Martins e Guilherme Romão; Ronald, Luizão, Robert Santos, Federico Martínez e Yuri; Lelê.
Primeiro tempo
O jogo começou muito faltoso no Couto Pereira. Em apenas 15 minutos, foram 7 faltas, sendo 4 dos donos da casa e 3 dos visitantes. Jogando em casa, o Coxa tomou a iniciativa e se fez mais presente no campo de ataque na primeira etapa.
As primeiras chances saíram com Gustavo Coutinho. Aos 15′, o camisa 9 escorou cruzamento de Zeca, mas errou o alvo e, aos 18′, finalizou da entrada da área, mas com pouca força, facilitando a vida de Paulo Vitor.
O goleiro do Dragão, por muito pouco, não falhou feio no minuto seguinte. Após cruzamento de Josué, o camisa 1 da equipe goiana errou o tempo da bola e viu Iury Castilho cabecear com o gol vazio, mas errar o alvo e desperdiçar grande oportunidade de abrir o placar para o líder da Série B.
A pressão dos paranaenses continuou e, aos 30′, Iury Castilho (novamente) apareceu para incomodar a defesa atleticana. Após escorregão Jean Dias, o camisa 77 finalizou com estilo da meia-lua e obrigou Paulo Vitor a fazer linda defesa, para evitar o gol do Verdão antes do intervalo.
Segundo tempo
O Coritiba voltou do intervalo sem alterações. Por sua vez, Rafael Lacerda promoveu a entrada de Talisson na vaga de Yuri, no Atlético-GO. Porém, o técnico Mozart não demorou muito a mexer na equipe. Logo aos 12′, o comandante alviverde sacou Iury Castilho para colocar De Pena em campo.
Com menos de um minuto em campo, o meia uruguaio teve grande oportunidade marcar. Clayson fez boa jogada pelo lado esquerdo e cruzou, mas o camisa 27, livre na grande área, cabeceou torto e errou o alvo.
Pouco presente no campo de ataque durante o jogo, o time goiano teve sua primeira boa oportunidade na bola parada. Aos 19′, Jean Dias cobrou falta e após leve desvio de Martínez, o goleiro Pedro Morisco, até então mero espectador da partida, foi obrigado a trabalhar com muita agilidade para evitar o gol do Dragão.
Precisando do gol, Mozart colocou seu artilheiro em campo. Dellatorre entrou na vaga de Gustavo Coutinho, aos 25 minutos. E apenas cinco minutos depois, brilhou a estrela do centroavante e do treinador.
Josué roubou a bola no campo de defesa do Atlético-GO e a bola chegou em Clayson. O camisa 25 serviu Dellatorre de cara para o gol, com muita frieza, o goleador do Coxa na Série B finalizou para abrir o marcador em Curitiba: 1 a 0 para o líder da competição.
Ver essa foto no Instagram
Gol de Dellatorre para o Coritiba (Vídeo: Reprodução/Instagram/@coritiba)
Dellatorre ainda teve outra grande oportunidade, aos 33′, quando Josué invadiu a área adversária e serviu o artilheiro que, dessa vez, parou em grande intervenção de Paulo Vitor.
Aos 39′, após disputa entre o zagueiro Tito com Nicolas Careca na área defensiva atleticana, os jogadores alviverdes reclamaram de toque de mão. Após um minuto de suspense, o VAR recomendou a revisão ao árbitro Rafael Klein, que apontou penalidade para o Verdão. Na cobrança, Josué só deslocou Paulo Vitor e ampliou a conta na capital paranaense: 2 a 0 Coritiba.
Ver essa foto no Instagram
Josué comemora o segundo gol do Coxa (Vídeo: Reprodução/Instagram/@coritiba)
Contra as cordas, o Atlético saiu para o tudo ou nada e, aos 49′, chegou ao gol. Após cobrança de escanteio de Kauan e desvio de Tito, a bola sobrou para Adriano Martins, que escorou para o gol vazio: 2 a 1, mas já era tarde para tentar o empate.
Ver essa foto no Instagram
Coritiba 2X1 Atlético-GO (Foto: Reprodução/Instagram/@coritiba)
No apito final, uma confusão tomou conta do gramado do Couto Pereira. Vladimir (goleiro reserva do Dragão), bateu boca com Josué (em ação decorrente da comemoração do camisa 10 após o segundo gol dos paranaenses) e o arqueiro da equipe visitante acabou expulso.
Calendário
As duas equipes voltam a campo pela 32ª rodada da competição nacional. No próximo domingo (12), o Coxa visita o Cuiabá na Arena Pantanal, às 20h30min (de Brasília).
Já o Atlético-GO, só entra em campo na segunda-feira (13), e mais uma vez fora de casa. Os goianos vão até o sul do Rio de Janeiro para enfrentar o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira, às 19h (de Brasília).