Haddad fala sobre conversa entre Lula e Trump

Ministro da Fazenda acompanhou a conversa entre os dois presidentes e disse que aconteceu de forma positiva e em breve será detalhada os pontos importantes

06 out, 2025
Fernando Haddad | Reprodução/Bloomberg/Getty Images Embed
Fernando Haddad | Reprodução/Bloomberg/Getty Images Embed

Os presidentes Lula e Donald Trump tiveram a aguardada conversa desse ano nesta segunda-feira (6). O bate-papo, que foi anunciado mês passado durante a Assembleia da ONU, foi realizado através de uma ligação telefônica às 10:30 da manhã. Haddad esteve acompanhado com o presidente do Brasil na conversa com o americano, no Palácio da Alvorada. Junto deles, também estavam o vice-presidente, Geraldo Alckmin e Mauro Vieira e Sidônio Palmeira, esses dois, ministros das Relações Internacionais e Secom, respectivamente.

O que era a conversa

O encontro ocorre num momento delicado nas relações Brasil-EUA. Na agenda recente, Trump impôs tarifas de 50% sobre diversos produtos brasileiros, o que gerou preocupação nas exportações nacionais e esse foi o principal motivo da conversa. O diálogo virtual foi uma resposta diplomática imediata, buscando desanuviar as tensões e sinalizar reaproximação. Além dessa tema discutido, estavam também em pauta: cooperação econômica e possibilidades de aproximação institucional entre Brasil e EUA.


 Lula publicando sobre a conversa com o Trump (Foto: reprodução/Instagram/@lulaoficial)

Posicionamento oficial

Após o término da videoconferência, Haddad afirmou que o Palácio do Planalto divulgará em breve uma nota com os pontos acordados. “Foi positivo e vai sair uma nota do Palácio dando os detalhes que foram pactuados”, disse o ministro à imprensa.

Expectativas para os próximos passos

Com a videoconferência já consumada, o foco agora passa a ser os encaminhamentos. Espera-se que a nota a ser publicada traga compromissos práticos, além de acenos para negociações comerciais e cooperação em outras áreas. Alguns analistas já especulam que Lula pode realizar visita aos EUA ou receber Trump no Brasil.

Sobre o Tarifaço

O tarifaço imposto por Donald Trump foi devido ao caso recente do agora condenado, Jair Bolsonaro, como uma forma de pressão no atual governo, mas não houve algum efeito em cima do STF. Trump determinou o tarifaço em agosto desse ano e não há data prévia da remoção dessa ação.

Mais notícias