Nepal e Índia enfrentam inundações com inúmeros desaparecimentos e mortes
Os países asiáticos enfrentam temporal e já contabiliza dezenas de vítimas, inclusive com fechamento de estradas sendo cenas de desastres ambientais recorrentes

Na estação das Monções período que ocorre entre junho e setembro, no verão do Nepal, acontecem muitas chuvas com intensas precipitações que podem ocorrer a qualquer momento. Na capital Katmandu o rio Bagmati que nasce as colinas do Himalaia está muito poluído e transbordou provocando inundações e desabrigados.
Posicionamento dos representantes de governo
Segundo informou à AFP – Agência de notícias líder global, a Santhi Mahat porta-voz da autoridade nacional de gerenciamento de riscos e desastres no Nepal, informou que até o momento faleceram 47 pessoas. Na Índia que é bem próxima ao Nepal, a situação foi bem parecida e a deputada Harsh Vardhan Shringla da Câmara Alta informou que até o momento a um número de mais de 20 pessoas que faleceram e também houve desabamentos de pontes e muitos desabrigados. As informações foram confirmadas neste domingo (05-10). Esses tipos de intempéries climáticas ocorrem há décadas nas duas regiões muito acelerado por questões climáticas.
Entendendo a Estação das Monções
As monções descrevem um padrão climático onde a direção dos ventos muda drasticamente com as estações do ano em determinadas regiões da Ásia. Essa inversão é gerada pela diferença de temperatura e pressão atmosférica entre a massa continental e as águas oceânicas durante o verão e o inverno. Este fenômeno é particularmente marcante nas regiões costeiras do Oceano Índico, como a Índia e chega ao Nepal mesmo sendo um país sem litoral por conta da zona de baixa pressão que atrai o ar úmido do Oceano Índico.
Cenas da tragédia ocorrida no Nepal (Vídeo:reprodução/YouTube/@CNNbrasil)
Monte Everest a mais alta montanha
Localizada na fronteira entre o Nepal e o Tibete (China) o Monte Everest “Maior Montanha do Mundo” tem altitude de 8.849 metros (29.032 pés), acima do nível do mar. No Tibete é chamada de “Chomolungma”, que significa “Deusa Mãe do Mundo”. A montanha é muito visitada, se tornando um dos principais pontos turísticos entre os dois países.