Wagner Moura comenta futuro do cinema brasileiro ao participar do NYFF

O Festival de Cinema de Nova York acontece entre 25 de Setembro e 15 de Outubro. Nos cinemas brasileiros, O Agente Secreto tem previsão para 6 de Novembro

05 out, 2025
Wagner Moura em cena de O Agente Secreto | Reprodução/X/@vitrine_filmes
Wagner Moura em cena de O Agente Secreto | Reprodução/X/@vitrine_filmes

Wagner Moura falou sobre o cinema brasileiro e suas expectativas para o futuro das produções no Brasil em sua passagem no 63° Festival de Cinema de Nova York (NYFF63) esta semana. Moura estava presente para a divulgação de O Agente Secreto.

Concedida à página FilmUpdates, Wagner afirmou que o cinema nacional está ótimo, com o enorme sucesso de Ainda Estou Aqui ano passado e Agente Secreto atualmente participando de todos os grandes festivais pelo mundo, o ator brasileiro acredita que o futuro da sétima arte no Brasil é muito positivo. Moura ainda interliga os bons resultados do cinema com a democracia.

“Quando você tem um país que acredita e luta pela democracia, não permitindo que maus hábitos retornem, isso inclui cultura, filmes, teatro e artes no geral.” Contou o ator, explicando como a cultura é parte essencial de uma democracia saudável.

O Festival de Cinema de Nova York começou em 26 de setembro e deve continuar até o dia 15 deste mês.


Trailer Oficial de O Agente Secreto (Vídeo: reprodução/Youtube/@vitrine_filmes)

O Agente Secreto

Recife, 1977. O longa-metragem acompanha Marcelo, um especialista em tecnologia decide voltar à Recife procurando paz, até descobrir que sua cidade natal esconde perigos e segredos inquietantes.

O suspense político é uma obra retratando momentos complicados no Brasil dos anos 1970, traçando um panorama da sociedade e da política no país, utilizando dos temas como repressão política, restrição de direitos e o uso da tecnologia como ferramenta do controle totalitário.

Elenco

Marcelo, o protagonista, é interpretado por Wagner Moura, mas O Agente Secreto carrega ainda outros grandes nomes do cinema nacional, como Maria Fernanda Cândido (Terra Nostra), Alice Carvalho, Gabriel Leone, Roberto Diogenes, Hermila Guedes, Udo Kier, Carlos Francisco, entre outros. A direção e roteiro são de Kleber Mendonça Filho, que foi co-diretor do sucesso Bacurau.

Levando troféus para casa

Durante a edição de 2025 do Festival de Cannes, O Agente Secreto conquistou marcações históricas para o Brasil ao levar o prêmio de Melhor Direção para Kleber Mendonça Filho e Melhor Ator para Wagner Moura. O longa também recebeu a Premiação de Cinema e Arte além do prêmio da crítica da FIPRESCI.

Distribuído pela Vitrine Filmes aqui no Brasil, O Agente Secreto chega aos cinemas em 6 de novembro deste ano.

Mais notícias