Paris Fashion Week SS26: 4 tendências que vão definir o verão
Desfiles do segundo dia da PFW SS26 confirmaram os must-haves: cintura baixíssima, tops de lingerie, trench coats repaginados e paetês sustentáveis

O verão 2026 será sensual e brilhante. A capital francesa, mais uma vez, cumpriu seu papel de chanceler das tendências globais. A Paris Fashion Week (PFW) Spring/Summer 2026 (SS26), que ocorre entre 29 de setembro e 7 de outubro de 2025, solidificou as apostas que vinham sendo testadas em Milão e Nova York.
O segundo dia, 30 de setembro, foi particularmente decisivo para uma moda que lida com ondas de calor e celebra a união e sustentabilidade. Desfiles de peso como o de Courrèges, sob a direção criativa de Nicolas Di Felice, e o da Stella McCartney deram o veredito das tendências.
O clássico Trench Coat repaginado para o calor
Na Stella McCartney, a peça ganhou proporções monumentais e oversized. A marca explorou tecidos poplin e versões fuzzy (peludas) que, apesar do peso visual, são feitos para transições climáticas com consciência ecológica.
Stella McCartney PFW SS26 (Foto: reprodução/FFW)
Já na Courrèges, o outerwear foi levado ao futuro: Di Felice apresentou peças minimalistas em couro, com detalhes práticos, como mangas que se desabotoam para ventilação, uma solução estilosa e funcional para chuvas tropicais.
Courrèges PFW SS26 (Foto: reprodução/FFW)
Cintura baixíssima ao estilo anos 2000
Em Courrèges, a cintura desce em maiôs e minissaias xadres, alinhando-se à estética exposta, que é central na visão de Nicolas Di Felice, sexy e futurista.
Courrèges PFW SS26 (Foto: reprodução/FFW)
Por sua vez, Stella McCartney propôs jeans folgados de cintura ultra-baixa e alfaiataria misturada à tops cropped, redefinindo o denim casual com uma vibe rebelde.
Stella McCartney PFW SS26 (Foto: reprodução/FFW)
Lingeries e tops à mostra
A fronteira entre underwear e outwear foi oficialmente derrubada. A aposta em tops com referências à lingerie traz uma sensualidade sofisticada e controlada.
Courrèges PFW SS26 (Foto: reprodução/FFW)
Courrèges explorou essa tendência com tops estilo lingerie expostos sob tecidos transparentes e delicados, sob jaquetas pesadas ou apenas combinados com jeans.
Stella McCartney PFW SS26 (Foto: reprodução/FFW)
Já para Stella McCartney a lingerie usada como blusa, e não meramente como roupa de baixo, injeta uma camada de glamour íntimo no dia a dia.
O brilho do Paetê domina o dia e a noite
Se no Brasil o paetê é uma constante no varejo, nas passarelas de Paris ele ganhou uma validação de luxo e, crucialmente, de inovação ecológica. O brilho deixa de ser exclusividade da noite e invade o dia a dia.
Stella McCartney PFW SS26 (Foto: reprodução/FFW)
Stella McCartney brilhou, literalmente, ao incluir peças feitas com paetês biodegradáveis, incluindo uma calça no estilos alfaiataria, propondo um glow que é acessível e festivo.
Courrèges PFW SS26 (Foto: reprodução/FFW)
Na Courrèges, Di Felice usou paetês em vestidos de jersey e seda feitos de frames de sombrinhas de sol, culminando em acessórios metálicos que pareciam rebatedores de calor. É o brilho não apenas como decoração, mas como um elemento de design que passa uma mensagem figurada.