Kleber Mendonça Filho releva projeto pós ”O Agente Secreto”

A ideia já vem sendo trabalhada há alguns meses, segundo o diretor; projeto será uma ficção ambientada na Recife da década de 1930

01 out, 2025
Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho durante os bastidores de ''O Agente Secreto'' | Reprodução/X/@MidiaNINJA
Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho durante os bastidores de ''O Agente Secreto'' | Reprodução/X/@MidiaNINJA

Premiado em Cannes e cotado como um dos favoritos para o Oscar por ”O Agente Secreto”, o diretor Kleber Mendonça Filho já possui um projeto após o longa com Wagner Moura. O cineasta pernambucano revelou que seu próximo trabalho é uma ficção ambientada na Recife da década de 1930.

Sobre a ideia

Em uma entrevista à Vulture, Kleber comentou sobre a futura trama: “Tenho uma boa ideia agora, e ela está na minha cabeça há seis meses. Só preciso viver esse momento incrível e maravilhoso que estou vivendo com O Agente Secreto, e então, no ano que vem, vou sentar e escrever. A próxima história está inserida em Retratos Fantasmas”.

Além disso, concluiu dizendo sobre a dificuldade de iniciar um novo projeto: “Deve se passar na década de 1930, em Recife. Estou voltando a uma época da qual não me lembro, mas com a qual tenho certeza de que podemos nos divertir muito, trabalhar com o tempo novamente e reconstruir um ponto de vista sobre a história. Começar um novo projeto é uma das coisas mais difíceis de todas, porque você começa a se questionar, faz muitas perguntas a si mesmo e ao projeto em si. Mas sim, fico feliz em informar que tenho algo em mente. Nem sempre é assim”, fechou o diretor.

Expectativas sobre ”O Agente Secreto”

Com enormes expectativas, Kleber Mendonça Filho vem, de fato, aproveitando o momento da campanha de ”O Agente Secreto”, que conta com enormes expectativas para sua estreia, no dia 6 de novembro deste ano.

Ambientado em Recife, em 1977, a trama acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna a Recife após anos fora em busca de paz, somente para descobrir que sua cidade natal esconde perigos e segredos inquietantes.

A obra acompanha um panorama da sociedade e da política brasileira nos anos 70, tocando por meio dele em temas como repressão política, censura, restrição de direitos e o uso da tecnologia como uma ferramenta do controle totalitário.

Além de Moura, o elenco do thriller político reúne ainda grandes nomes do cinema nacional, incluindo Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Roberto Diogenes, Hermila Guedes, entre outros. Udo Kier, de ”Bacurau”, também participa do longa. Com direção de Mendonça Filho, que também assina o roteiro.


Trailer oficial de ''O Agente Secreto'' (Vídeo: reprodução/YouTube/ingresso.com)

No Festival de Cannes deste ano, a produção teve um resultado histórico, levando para a casa dois troféus, com o cineasta vencendo o prêmio de Melhor Direção, e Wagner Moura recebendo o prêmio de Melhor Ator. Por lá, o longa também levou a Premiação de Cinema de Arte e o e o prêmio da crítica da FIPRESCI.

Cotado como um dos grandes favoritos ao Oscar, para além das premiações, Kleber Mendonça afirmou, também para a Vulture que seu compromisso com o filme é ”combater à amnésia cultural”, discurso reforçado também pelo elenco da trama, que esperam que a produção deixe uma herança maior que o hype, que a obra já possui e que independente dos resultados da próxima temporada de premiações, ela fique marcada na grande história do cinema brasileiro.

Mais notícias