Pedido de demissão de Renato Portaluppi pegou jogadores e diretoria de surpresa

Críticas virtuais recorrentes e a eliminação na Sul-Americana após empate com o Lanús no Maracanã foram decisivos para decisão do ex-técnico tricolor

24 set, 2025
Renato Gaúcho, ex-técnico do Fluminense durante coletiva de imprensa | Reprodução/Instagram/@renatogaucho
Renato Gaúcho, ex-técnico do Fluminense durante coletiva de imprensa | Reprodução/Instagram/@renatogaucho

O agora ex-técnico do Fluminense, Renato Portaluppi, surpreendeu os jornalistas ao final da coletiva de imprensa pós-jogo quando revelou que havia pedido demissão após a eliminação na Copa Conmebol Sul-Americana para o Lanús após o empate em 1 a 1 na noite desta terça-feira (23) no Maracanã.

A decisão foi comunicada aos jogadores e diretoria ainda no vestiário, e Renato se manteve firme na decisão de deixar o clube, mesmo com os pedidos de permanência. As críticas virtuais atribuídas ao seu trabalho nos últimos tempos tiveram um grande peso na sua decisão, que ao término da partida, deixou os gramados aos gritos de “burro”, vindo das arquibancadas.

Fim de um trabalho satisfatório

A chegada de Renato Gaúcho em abril deste ano trouxe boas expectativas ao Fluminense, que contou com a experiência na quinta passagem do ex-jogador e ídolo do clube para alcançar bons resultados nas competições que teria a frente. Prova do seu bom comando foi a quarta colocação no Mundial de Clubes em julho e o status de melhor técnico brasileiro na atualidade, além do 8º lugar no Campeonato Brasileiro e a vaga nas semifinais da copa do Brasil garantidos até o momento.

“Eu sempre procurei fazer o melhor possível pelo clube, em todos os sentidos, em todas as competições. Infelizmente, saímos hoje de uma competição, mas estamos muito bem no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil”, disse durante a coletiva.

Contudo, as críticas vindas de torcedores, principalmente nas redes sociais, estavam desagradando o técnico. “Muito obrigado a imensa torcida do Fluminense e que ela não se deixe influenciar por uma meia dúzia de “gênios” que acham que sabem tudo, mas que, na verdade, estão destruindo o futebol”, explanou.


Renato Gaúcho
Renato Gaúcho deixou o comando do Fluminense após eliminação na Sul-Americana (Foto: reprodução/Instagram/@renatogaucho)

Bronca com “especialistas” virtuais

O desgaste do técnico com as críticas virtuais que se estendiam para as arquibancadas já era notado e Renato Gaúcho chegou a falar sobre o assunto algumas semanas atrás. As diárias reclamações com suas escalações em jogos tidos como importantes e em véspera de outros classificados como cruciais, como na Sul-Americana e Copa do Brasil, azedavam a cada dia a relação técnico-torcedor virtual. “Se o Fluminense estivesse mal no Brasileiro, eu não estaria saindo. Como o Fluminense está bem, vou sair para descansar minha cabeça e deixar alguns gênios da internet continuarem falando sobre futebol, já que entendem pra caramba”.

Renato ainda completou: “A partir de agora, vai estar outro cara aqui, vocês vão fazer as mesmas perguntas para ele e eu quero ver as respostas que ele vai dar. Quero ver se ele vai colocar o time que o torcedor quer ou o time da cabeça dele”, disse.


Carta aberta do ex-técnico Renato Portaluppi nas redes sociais (Foto: reprodução/Instagram/@renatogaucho)

Em uma carta aberta publicada em seu perfil nas redes sociais após sua saída, Renato Portaluppi agradeceu o apoio de grande parte dos torcedores, além dos jogadores, funcionários e diretoria tricolor. Alexandre Mendes e Marcelo Sales, que eram seus dois auxiliares técnicos, também optaram por deixar o clube. Até a escolha de um novo comandante, o técnico interino Marcão comandará a equipe nos próximos confrontos em campo.

A quinta passagem de Renato no Fluminense durou pouco mais de cinco meses e foi muito positiva ao clube. Em um total de 42 partidas disputadas, foram 21 vitórias, 9 empates e 12 derrotas. O resultado no Mundial de Clubes foi o destaque, já que o time ficou em quarto lugar e foi o melhor clube brasileiro na competição.

Mais notícias