Santos vence São Paulo na Vila e se afasta do Z-4 do Brasileirão
Peixe respira na tabela e abre 4 pontos para o primeiro time na zona de rebaixamento; Tricolor poupa diversos titulares de olho em decisão pela Libertadores

O clássico paulista da 24ª rodada do Brasileirão terminou com vitória do Santos, na Vila Belmiro. Debaixo de muita chuva e sob olhares do lesionado Neymar, nas tribunas, o Peixe derrotou o São Paulo por 1 a 0 com gol de Guilherme, no segundo tempo. Com a vitória, o time de Vojvoda chegou aos 26 pontos, na 14ª posição, e abriu 4 pontos de vantagem para o Vitória, primeira equipe no Z-4.
Por sua vez, o Tricolor Paulista permanece com 35 pontos, na 7ª colocação. O técnico Crespo poupou diversos titulares, inclusive o goleiro Rafael, de olho na partida de volta das quartas-de-final da Libertadores contra a LDU, na próxima quinta-feira (25), no Morumbis.
Escalações
O Santos foi à campo no 4-2-3-1, escalado por Juan Pablo Vojvoda com: Gabriel Brazão; Mayke, Frías, Luan Peres e Escobar; João Schmidt, Zé Rafael, Victor Hugo (Barreal), Rollheiser (Thaciano) e Guilherme (Rincón); Lautaro Díaz (Tiquinho Soares).
Já Hernán Crespo escalou o São Paulo no 3-5-2, com: Young; Tolói, Luan (Marcos Antônio) e Sabino; Maílton, Alisson, Negrucci, Rodriguinho (Rigoni) e Wendell (Enzo Díaz); Ferreirinha (Luciano) e Dinenno (Bobadilla).
Primeiro tempo
Jogando em casa, o Santos buscou o ataque na maior parte da primeira etapa. Mas quem deu o primeiro susto foi o São Paulo, quando Ferreirinha arrancou livre, mas adiantou demais a bola, parando em intervenção de Gabriel Brazão.
Aos 9 minutos, o Santos deu a resposta. Lautaro Diaz arrancou pela esquerda e serviu Rollheiser, que finalizou de pé esquerdo e obrigou Young a fazer bela defesa, de mão trocada.
O jovem goleiro tricolor trabalhou novamente, aos 35′. Guilherme recebeu de Rollheiser e finalizou no canto direito do camisa 50, que espalmou para escanteio. Na cobrança do tiro de canto, João Schmidt subiu alto no meio da defesa são-paulina e forçou Young a fazer mais uma bela defesa para manter o placar zerado antes do intervalo.
Segundo tempo
O São Paulo voltou do intervalo com duas alterações, Crespo colocou Bobadilla e Rigoni nas vagas de Dinenno e Rodriguinho, respectivamente. Já o Peixe, retornou com a mesma formação que terminou a primeira etapa (com Barreal, que entrou na vaga do lesionado Victor Hugo aos 25 minutos).
A chuva forte não tirou o ímpeto das duas equipes na busca pelo resultado. Mesmo com time misto, o São Paulo voltou melhor para a segunda etapa e tinha mais a posse de bola, até os 15 minutos.
Porém, o Santos foi cirúrgico no primeiro ataque perigoso. Aos 15 minutos, Rollheiser cruzou para a área de pé direito e encontrou Guilherme, que se antecipou à marcação de Maílton e cabeceou para o fundo da rede: 1 a 0 Peixe.
Ver essa foto no Instagram
Guilherme comemora gol da vitória santista (Foto: Reprodução/Instagram/@santosfc)
Vojvoda sacou Lautaro Diaz, aos 22′ e colocou Tiquinho Soares para ganhar mais força ofensiva. E no primeiro toque na bola, o camisa 9 entrou na cara de Young e finalizou, mas a bola subiu e passou perto do travessão.
O jogo ficou morno e o São Paulo não conseguiu criar oportunidades com a bola rolando. A melhor chance dos visitantes aconteceu na bola parada, aos 36 minutos. Após cobrança de falta, a zaga do Santos afastou mal e a bola se ofereceu para Luciano, que finalizou quase da pequena área, mas errou o alvo.
Num último suspiro, o goleiro Young foi para a área santista para tentar o empate, porém as cobranças de escanteio não encontraram nenhum atleta tricolor na área e o jogo acabou mesmo com vitória santista por 1 a 0, na Vila Belmiro.
Santos 1X0 São Paulo melhores momentos (Vídeo: Reprodução/Youtube/GE TV)
Calendário
O Santos tem apenas o Brasileirão pela frente e volta a atuar no próximo domingo (28). A equipe da baixada visita o Bragantino, no Cícero Marques, às 18h30min (de Brasília).
Já o São Paulo volta seu foco para o duelo de volta das quartas-de-final da Libertadores. Na próxima quinta-feira (25), o tricolor recebe a LDU, às 19h (de Brasília), no Morumbis, precisando reverter uma desvantagem de 2 gols sofrida na altitude de Quito.
Pelo Brasileirão, o próximo confronto é diante do Ceará, na segunda-feira (29), às 20h (de Brasília), também no Morumbis.