Documentário brasileiro é favorito a indicação ao Oscar
Longa não ficcional pode ser indicado a uma das categorias mais importantes da indústria cinematográfica segundo lista de conceituado crítico americano

O documentário “Apocalipse nos Trópicos” está sendo cotado a uma das categorias do Oscar 2026. Quem sinalizou isso foi Scott Feinberg, editor executivo e crítico de cinema do renomado site The Hollywood Reporter, que listou a produção da Netflix entre as favoritas à categoria de Melhor Documentário na premiação do ano que vem.
A obra dirigida por Petra Costa explora a influência do cristianismo evangélico no cenário político brasileiro nos últimos anos e suas consequências sociopolíticas. O longa mostra também depoimentos de diferentes personalidades influentes na política do país, incluindo aqueles que não estão propriamente na política, como é o caso do polêmico pastor Silas Malafaia.
Cineasta Petra Costa (Foto: reprodução/Instagram/@petracostal)
Totalmente indicada
Caso se confirme a indicação de “Apocalipse nos Trópicos”, não será a primeira vez de Petra Costa na maior premiação do cinema mundial. No Oscar de 2020 ela recebeu uma indicação pelo documentário “Democracia em Vertigem”. O documentário mostra bastidores do impeachment da então presidente Dilma Rousseff, o julgamento e a prisão de Lula e a ascensão do bolsonarismo. Apesar do reconhecimento, Costa foi criticada pelo suposto enviesamento ideológico do filme e por ter levado a polarização política ao Oscar.
Outros cotados
Segundo Feinberg, outros possíveis indicados ao Oscar de Melhor Documentário são “2000 Metros de Andriivka” (PBS), documentário que se passa na Ucrânia após invasão da Rússia, acompanhando um pelotão que tem a missão de reconquistar uma cidade ucraniana ocupada por russos.
O filme da Netflix “A Vizinha Perfeita“, que fala sobre o assassinato de Ajike Owens pela sua vizinha que gerou muitos debates nos Estados Unidos em 2023, é outro concorrente. “Jayne Mansfield, Minha Mãe (HBO) — documentário dirigido por Mariska Hargitay que aborda a vida de sua mãe, a atriz Jayne Mansfield, e A Solução do Alabama (HBO), documentário que expõe o sistema prisional no estado americano do Alabama sob a perspectiva dos detentos fecha a lista de cotados ao Oscar da categoria.