Pressão 12×8 é reclassificada e considerada como pré-hipertensão
Pressão arterial é responsável por um aumento de 72% nas mortes em 10 anos no Brasil, atingindo a maior taxa de mortalidade em uma década, segundo o Governo

A pressão arterial, também chamada de hipertensão, é considerada uma das maiores causas de mortes no Brasil em quase dez anos, é a maior causa de doenças como AVCs, infartos e problemas renais e pode ser evitada e controlada com hábitos saudáveis, visitas periódicas ao médico e atividades físicas. Congresso Brasileiro de Cardiologia anunciou hoje mudanças nas formas de medição e reclassificou a pré-hipertensão a 12×8.
Congresso Brasileiro de Cardiologia definiu novas mudanças
O Congresso Brasileiro de Cardiologia acontece de 18 a 20 de setembro de 2025, no Distrito Anhembi – São Paulo/SP, e reúne os principais médicos cardiologistas especializados da área, médicos americanos, argentinos, alemães, portugueses e brasileiros se reúnem para debater assuntos relacionados a saúde cardiovascular, e dentre esses, foram definidos as mudanças na forma de medir e reclassificar a pré-hipertensão fica agora classificada com valores entre 12 por 8 e 13,9 por 8,9 (120-139 mmHg sistólica e/ou 80-89 mmHg diastólica). A mudança vai de encontro as diretrizes internacionais, como europeus, que já classificam essa medição como pressão alta.
Ver essa foto no Instagram
O 80º Congresso Brasileiro de Cardiologia | Reprodução: @sbc.cardiol
Causas do problema x cuidados com a saúde no Brasil
O problema é herdado em 90% dos casos pelos pais, de forma hereditária, e é uma doença crônica que pode se manifestar durante qualquer fase da vida, principalmente na adolescência para a fase adulta. A pressão arterial controla a forma como o sangue é distribuído pelo corpo, a forma como ela é distribuída pode afetar a saúde do corpo, aumentando risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. No Brasil, pelo menos 388 pessoas morrem por dia por problemas relacionados à hipertensão. As causas deste problema, além de hereditárias, podem variar, desde a má alimentação, como fast foods, mau uso ou uso excessivo do sal, ingestão de gorduras trans e saturadas, e uso excessivo do tabaco e o consumo de bebidas alcooólicas, mas que pode ser evitada e controlada com hábitos saudáveis como corridas, caminhadas, academia, dietas saudáveis e uma rotina com visitas médicas e seguindo as orientações e cuidados para o controle da doença.