Juliana Paes faz revelação sobre sua saúde

Atriz abre o coração sobre sua saúde mental e revela diagnóstico de depressão e síndrome de estresse pós-traumático após a novela “A Dona do Pedaço”

18 set, 2025
Juliana Paes | Reprodução/Instagram/@julianapaes
Juliana Paes | Reprodução/Instagram/@julianapaes

Juliana Paes contou à uma revista, na quarta-feira (17), que recebeu diagnóstico de depressão e sofreu com crises de ansiedade. A atriz explicou que já enfrentava desafios relacionados à saúde mental há alguns anos, mas que esses problemas se agravaram durante a pandemia e com o ritmo intenso de trabalho.

“Eu estava vivendo depressão, muito cansada, com uma carga mental pesada, tentando dar conta de várias responsabilidades ao mesmo tempo. Não falo muito sobre isso, mas sou o principal suporte da minha família, inclusive financeiramente, ajudando muitas pessoas”, declarou Paes, mencionando também perdas e lutos não superados.

Revelação de Juliana Paes

A atriz revelou que logo após a novela A Dona do Pedaço, sucesso das 21h da TV Globo, recebeu outro diagnóstico. “Trabalhando sem parar, emendando uma novela na outra, fui diagnosticada com síndrome de estresse pós-traumático, mas não levei muito a sério. Pensei: ‘vou me curar sozinha’ e continuei a vida. Depois veio todo o caos do lockdown, a pandemia, um cenário confuso e polarizado, com pessoas adoecendo e muita preocupação…”, contou, explicando que acabou deixando o problema de lado para priorizar outras tarefas.


Juliana Paes

A atriz Juliana Paes (Foto: reprodução/ Instagram/ @julianapaes)

Durante o período em que viveu Bibi Perigosa em A Força do Querer (2017) e Maria da Paz em A Dona do Pedaço (2019), ambas da Globo, Juliana Paes explicou que os personagens afetaram mais seu corpo do que sua mente. Na primeira novela, ela desenvolveu dois calos nas cordas vocais ao mudar o tom de voz para a personagem, chegou a pensar em cirurgia e teve pouco tempo de descanso. Já em A Dona do Pedaço, como protagonista, a pressão foi ainda maior.

“A história de A Dona do Pedaço girava quase totalmente em torno da minha personagem. Normalmente, a protagonista aparece em cerca de 30% do roteiro, mas quando passa disso, fica impossível conciliar 10 horas de trabalho por dia com o descanso necessário. Minha personagem estava em cerca de 50% do roteiro semanal. Imagine minha saúde! Fiquei realmente exausta. O corpo é muito esperto, e eu só desabava depois das gravações”, contou a atriz, que hoje mantém uma rotina diária de exercícios, incluindo musculação, pilates, dança e outras atividades físicas.

Atriz relata apoio da terapia e medicação

No mesmo período, Juliana decidiu procurar uma psiquiatra após passar por uma forte crise de ansiedade. “Eu tinha bastante preconceito em relação a remédios e até com a ideia de ir ao psiquiatra. Pensava: ‘sempre dei conta de tudo sozinha, não tenho problema com nada’. Até que entendi que, assim como se toma medicamento para dor de cabeça, dor de estômago ou dor no corpo, eu poderia usar um remédio para equilibrar a química do cérebro. E foi isso que fiz”, contou.

A atriz, que antes sentia vergonha de falar sobre o assunto, hoje não hesita em compartilhar que a terapia foi fundamental para ela. Para Juliana, dividir essa experiência pode ajudar outras pessoas que enfrentam situações parecidas.

Protagonista de sucessos da Globo, Paes também destacou que ataques e violência nas redes sociais agravaram seu quadro de ansiedade. Hoje, ela afirma conhecer seus gatilhos e limitações, gerenciando melhor sua rotina online. “Sei os dias em que estou mais sensível e propensa a me abalar ou sofrer – nesses dias, evito certos conteúdos… basicamente nem acesso as redes sociais. A meditação tem sido fundamental, e uso técnicas de respiração em situações que você nem imagina!”, explicou.

Ao ser questionada sobre seu estado atual, a atriz afirmou que não utiliza mais remédios de forma contínua, mas continua acompanhando a terapia de forma constante.

Mais notícias