Abel valoriza vitória sobre River e fala sobre pressão no Palmeiras

Técnico exaltou atuação contra o River, destacou adaptação dos reforços como Andreas Pereira e Vitor Roque e lembrou da cobrança constante no clube

18 set, 2025
Gustavo Gómez comemora gol sobre River | Reprodução/Instagram/@palmeiras
Gustavo Gómez comemora gol sobre River | Reprodução/Instagram/@palmeiras

O Palmeiras saiu na frente nas quartas de final da Copa Libertadores. Na noite de terça-feira (17), a equipe de Abel Ferreira derrotou o River Plate por 2 a 1, no Monumental de Núñez, com gols de Gustavo Gómez e Vitor Roque, e volta a São Paulo com a vantagem do empate para avançar às semifinais.

A vitória reforça o peso do Verdão na competição continental, na qual tem se mantido como um dos protagonistas nos últimos anos. Desde a chegada de Abel Ferreira, o clube acumula campanhas consistentes e briga constantemente pelo título, consolidando-se como uma das equipes mais competitivas do torneio.

Adaptação do elenco

O treinador destacou a grande mudança no grupo nesta temporada e reforçou o processo de adaptação dos novos atletas:
Saíram 16 jogadores, entraram 17. Nós precisamos aculturar esses jogadores. Não só ao clube, mas à exigência que é jogar no Palmeiras. Um clube que sabemos que o tempo é curto, a paciência é curta. Desde que sou treinador do Palmeiras, a equipe sempre competiu e sempre entrou para ganhar.


Abel fala sobre respeito por Gallardo (Vídeo: reprodução/Instagram/@libertadoresbr)

Abel também explicou a decisão de escalar Andreas Pereira como titular logo no primeiro jogo decisivo:
Essa é a minha função. Entendo as perguntas sobre quem é reserva, titular. Faz parte do espetáculo da discussão. Profeta do acontecido é muito fácil nós sermos. Eu demorei oito anos para fazer meu curso de treinador, não bastasse a experiência como jogador. Erro e acerto como os outros, mas a minha função é escolher. E entendi que eram os dois de início.

Invencibilidade mantida

Com o resultado, o Palmeiras chegou ao seu nono jogo na atual edição da Libertadores e segue invicto, com oito vitórias e um empate. O triunfo em Buenos Aires também tem um peso especial por ser conquistado fora de casa, diante de mais de 80 mil torcedores no Monumental.

Evolução de Vitor Roque

Além do triunfo coletivo, a atuação de Vitor Roque voltou a chamar atenção. O atacante marcou contra o River e vive sua melhor fase pelo clube: são sete gols e quatro assistências nos últimos oito jogos, totalizando 11 participações diretas em gols. O desempenho confirma a evolução do jovem, que demorou a engrenar com a camisa alviverde, mas hoje se tornou peça-chave do ataque.


Gol de Vitor Roque com passe de Flaco López (Vídeo: reprodução/Instagram/@libertadoresbr)

Com a vitória, o Palmeiras joga pelo empate no Allianz Parque para se classificar. Caso perca por um gol de diferença, a vaga será decidida nos pênaltis. O duelo de volta acontece na próxima quarta-feira (24), às 21h30 (de Brasília). Antes disso, o time encara o Fortaleza pelo Campeonato Brasileiro.

Confiante após a vitória fora de casa, Abel Ferreira exaltou a postura do elenco e mostrou otimismo para confirmar a vaga entre os quatro melhores da América diante da torcida alviverde.

Mais notícias