Jair Bolsonaro apresenta quadro de pré-síncope; entenda o termo
Ex-presidente é diagnosticado com câncer de pele e pré-síncope; quadro alerta para queda de pressão e possíveis complicações circulatórias

A defesa de Bolsonaro informou ao STF que o ex-presidente apresentou quadro de pré-síncope, também conhecido como quase-síncope. Trata-se da sensação de que se vai desmaiar, mas sem que ocorra, de fato, a perda de consciência.
Nesta quarta-feira (17), também foi confirmado o quadro de câncer de pele de Jair Bolsonaro. De acordo com Cláudio Birolli, médico responsável pela equipe cirúrgica, diversas lesões foram removidas do ex-presidente.
Pré-sincope é um alerta
Trata-se de um alerta importante do corpo de que há algo errado, geralmente relacionado à diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro. Esse quadro costuma durar de alguns segundos a poucos minutos e pode vir acompanhado de sintomas como fraqueza, suor excessivo, náuseas, palpitações, dor abdominal, visão turva ou a presença de pontos escuros na visão.
Embora a pessoa não chegue a desmaiar, a sensação é bastante desconfortável e pode ser um sinal de alerta para condições mais sérias, especialmente se ocorrer com frequência. Identificar os sinais precoces da pré-síncope é essencial para evitar complicações e buscar atendimento médico quando necessário.
Entenda o que é a pré-sincope (Vídeo: reprodução/YouTube/@Professor Emerson Marques)
A principal causa da pré-síncope é a queda repentina da pressão arterial, que compromete a irrigação sanguínea no cérebro. Situações como ansiedade intensa, medo, estresse emocional, desidratação e o uso de certos medicamentos para pressão podem desencadear o episódio.
Alguns fatores de risco aumentam a chance de uma pessoa apresentar pré-síncope. Entre os principais estão a hipertensão, o diabete, histórico de uso de produtos com tabaco, episódios anteriores de pré-síncope e o fato de ser do sexo feminino.
Síncope é diferente da pré-sincope
Apesar da pré-sincope os sintomas trazerem escurecimento da visão, fraqueza e sensação de desmaio, na síncope o paciente chaga a de fato desmaiar, quando o fluxo sanguíneo do cérebro cai, causando o desmaio.
Médico explica sobre diagnóstico de Bolsonaro (Vídeo: reprodução/YouTube/@UOL)
Especialistas relatam que a queda da pressão pode ser provocada por diversos fatores, entre os mais comuns estão a desidratação, o uso de medicamentos, sangramentos ou infecções graves, além da chamada hipotensão postural, que ocorre quando a pressão cai ao se levantar de forma abrupta.